Gabriel e os valores do Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Gabriel e os valores do Vale

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB) foi o único representante do “novo” grupo capitaneado por Eduardo Leite (PSDB) a visitar a Expovale + Construmóbil. O emedebista concedeu entrevista coletiva e, logo após, visitou o estande do Grupo A Hora. Por lá, ele foi agraciado com duas publicações que renovam o otimismo e reforçam a grandeza da nossa pujante região.

O livro “Vale do Taquari” é o principal produto ligado ao turismo já lançado por um veículo de comunicação regional. Não há nada semelhante no mercado. Da mesma forma, a revista Valores, que retrata o resultado da pesquisa Top 100 e destaca as empresas e personalidades mais lembradas na região, é outra obra única. E valiosa. Com tudo isso em mãos, o futuro governo não poderá reclamar de pouca informação. Muito pelo contrário.

Crédito: Divulgação


“Conflitos éticos”

A mídia do centro do país é campeã em criar definições para os movimentos políticos nacionais. Uns emplacam, e outros não. E isso sempre fez parte do jogo. Mas o que chamou a atenção nos últimos quatro anos são as sucessivas tentativas de incriminar o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e as recentes investidas para amenizar os crimes atribuídos (e julgados) ao futuro presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta semana, uma dessas investidas chamou ainda mais a atenção. Ao tratar dos problemas do petista com a Justiça, citando os casos do sítio, do tríplex e da recente viagem internacional a bordo do jatinho de um conhecidíssimo empresário, a manchete usou a seguinte definição: “conflitos éticos”. Bem ameno para quem até ontem condenava qualquer meia frase grosseira, não?


Parada Livre e a reviravolta na internet

O feriado na terça-feira foi celebrado com muitas cores no centro de Lajeado. A 2ª edição da Parada Livre levou centenas de pessoas até o entorno da Praça da Matriz. E, como era de se esperar, a matéria publicada no site gerou comentários contra e a favor. Mas o saldo foi positivo. Após alguns poucos relatos grosseiros, os comentários favoráveis e de respeito à diversidade prevaleceram de forma contundente. Algo que, até alguns anos atrás, não era normal. A impressão é que os simpatizantes cansaram de ouvir calados os desaforos de quem ainda não compreendeu os novos tempos. E que assim seja!


INCONFORMISMO

Em tempo, a quem interessar, e de acordo com o dicionário, “inconformismo” é um substantivo masculino que significa “tendência, atitude ou procedimento de inconformado, de quem não aceita condições ou situações incômodas ou desfavoráveis”. Ou seja, uma pessoa “inconformista” é aquela que não aceita situações desagradáveis passivamente. Capiche?


TIRO CURTO

• Após quase 20 dias, manifestantes permanecem às margens da BR-386, próximo ao bairro Conventos. Por diversas vezes, a equipe de redação foi até o ponto para tentar entrevistar algum líder ou representante do grupo. Por ora, não obtivemos êxito. Mas vamos insistir. Afinal, o movimento é espontâneo e possui, sim, muito valor jornalístico.

• Está na hora do Vale do Taquari se organizar e reivindicar um aeroporto com condições de receber pequenas e médias aeronaves. O mesmo já ocorre com Santa Cruz do Sul, por exemplo.

• Em Lajeado, a ampliação da calçada na esquina da Rua Júlio May com a Av. Benjamin Constant deve fazer escola. Já há um pedido informal para um mesmo movimento do outro lado da avenida. E tudo isso tende a devolver a vitalidade urbana ao centro antigo.

• Ainda em Lajeado, e após anúncio de que a nova parada de ônibus da Av. Benjamin Constant será instalada até o fim do ano (ao lado da sede do Grupo A Hora), o governo municipal antecipa a intenção de instalar outros espaços semelhantes na mesma avenida. Aguardemos.

• A direção da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) foi chamada ao plenário da câmara de vereadores para atualizar as informações sobre o futuro do complexo portuário da cidade. É mais um movimento para garantir o máximo de transparência em todas as relações comerciais junto ao porto.

• Vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB) foi recepcionado pelos prefeitos de Lajeado, Colinas e Santa Clara do Sul, além de vereadores lajeadenses do MDB, PP e PSDB, e também líderes de outras siglas. Entre essas, o PT.

Acompanhe
nossas
redes sociais