O ano ainda não acabou, mas para atleta da AMO/Languiru/Certel/Miller/Fila, Jaqueline Weber, o foco já está em 2023. Após 30 dias de férias, a atleta retornou as pistas nesta semana, com o período de preparação básica, que se estenderá até o fim de janeiro.
“Esses dias de descanso são muito esperados. Tudo bem que eu corri algumas provinhas de rua durante o período (risos), mas sem muito compromisso. A rotina durante o ano é intensa, com cerca de 10 treinos semanais e muitas competições, então quando chegam as férias gente aproveita”, relata a atleta.
Passado o período, Jaque retorna gradativamente a rotina. Serão quase cinco meses de preparação para o início das competições, em março do próximo ano.
Para a temporada 2023 serão feito uma longa e gradual preparação. Dividida entre período de base, período específico e período competitivo. Serão meses, de muitos quilômetros rodados e treinos específicos para que alcance as marcas mínimas e bata recordes pessoais.
A ideia da atleta é estar na melhor forma física mesmo entre os meses de maio e julho, onde disputa os GPS Internacionais, Troféu Brasil, Campeonato Sul Americano e turnê Europa. Após essa maratona de competições espera estar qualificada para o Pan Americano, que ocorre no fim de outubro.
Mas para que todos os planos ocorram como o esperando, Jaque ressalta a importância da continuidade do trabalho.
“É fundamental não termos muitas surpresas. Principalmente relacionadas a lesões. Portanto tenho uma rotina muito focada, em parceria com profissionais de nutrição, fisioterapia e também da área mental. Junto com meu treinador Fabiano, planejamos cada passo.”