Nova Corte de Westfália

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Nova Corte de Westfália

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na ocasião, Patrícia Dahmer foi eleita Rainha de Westfália. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Na noite do dia 15 de novembro de 2002, a cidade escolhia a sua Corte de Soberanas. O baile ocorria na Sociedade Cultural e Esportiva Fluminense e reunia 17 candidatas, todas representantes de entidades culturais e esportivas. Como Rainha, foi eleita Patrícia Dahmer. Para 1ª Princessa, foiescolhida Maristela Accadrolli, e para 2ª Princesa, Suelen Marasca.


Enquanto isso…

Discurso papal no Parlamento italiano – Pela primeira vez na história, o Papa discursava no Parlamento da Itália. Em 2002, João Paulo 2º, ao proferir seu discurso, fez severas críticas aos “valores modernos ocidentais”, como o consumismo, a ambição, a imoralidade e a relutância em ter grandes famílias.

A visita do Papa ao Parlamento representou o fim de uma divisão de mais de 130 anos entre o Estado e a Igreja, que começou com a unificação italiana, em 1870, quando os Papas perderam o domínio sobre a cidade de Roma.



HÁ 50 ANOS

Eleições municipais de 1972

Há exatos 50 anos, no dia 15 de novembro de 1972, milhares de eleitores do Vale iam às urnas para votar nas eleições municipais. Em Estrela, eram mais de 17 mil votantes, que deveriam escolher entre quatro candidatos a prefeito: Adão Fett, Gabriel Mallmann, Gustavo Simon e Rogério Nonnenmacher.
Para vereador, uma nova lei havia entrado em vigor na cidade, e as vagas para o Legislativo, a partir de 1973, eram 13, quatro a mais em relação às últimas eleições, realizadas em 1968. A votação seria no dia 15, mas as urnas só seriam abertas no dia seguinte, quando começaria a contagem dos votos.

Há 50 anos, o voto era em cédula de papel. O Jornal Nova Geração da época trazia nas páginas uma cópia das cédulas para orientar os eleitores. Acervo Jornal Nova Geração

 

Propaganda eleitoral da época. O candidato Alípio Hüffner concorria ao Executivo de Lajeado


Enquanto isso…

Tráfico de drogas – Cinquenta anos atrás, era capa da Folha de São Paulo a apreensão de uma das maiores cargas de drogas da América Latina. Mais de 68 kg de cocaína e quase 7 kg de heroína foram encontrados na Colômbia pelas autoridades. Isso somava mais de 150 milhões de cruzeiros, na época. Conforme a notícia, o destino final da droga era os Estados Unidos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais