Lula é o novo  presidente eleito!

Opinião

Elisabete Barreto Müller

Elisabete Barreto Müller

Professora universitária e delegada aposentada

Lula é o novo presidente eleito!

Por

No dia 30 de outubro, a maioria dos brasileiros escolheu Luiz Inácio Lula da Silva para presidente. Não importa em qual dos estados ele teve mais votos, já que fez votação suficiente para se eleger e a vontade do povo é soberana.

A nossa Constituição Federal é cristalina no sentido de que a República Federativa do Brasil se constitui em estado democrático e a soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.

Assim, a liberdade de expressão nos permite vibrar pela eleição do nosso candidato e ficar triste quando o nosso preferido não é o eleito. No caso de derrota, pode-se chorar, se escabelar, reclamar, tudo dentro do jogo democrático. Passada essa fase de dor, o que deve ocorrer é uma oposição séria e responsável, pensando sempre no melhor para o país.

No entanto, fechar rodovias para exigir a anulação da eleição, ameaçar, agredir, incitar intervenção militar e animosidade contra os poderes constitucionais extrapola essa liberdade e são atitudes criminosas, que devem ser punidas como tal. O nome correto para isso é golpe e atos golpistas precisam ser coibidos com rigor, porque são atentados à democracia e desrespeito à Constituição Federal. Como dizia Ulisses Guimarães, traidor da Constituição é traidor da Pátria.

Da mesma forma, atacar à honra dos eleitores de Lula e compartilhar listas de boicote de empresas são crimes previstos em lei. Opositor político não é inimigo. A história nos mostra o que o preconceito e a segregação já fizeram com a humanidade. Cancelamentos morais e físicos não podem ser permitidos em democracias! Basta!

Por outro lado, apesar da efervescência dos grupos de fanáticos de extrema direita, o mundo inteiro já reconhece o presidente eleito, os diversos chefes de Estado o cumprimentaram, as urnas são comprovadamente confiáveis e a transição de governo está acontecendo pacificamente. Logo serão apresentados os novos ministros e a equipe que formará o governo. Para além disso, ficaremos atentos e teremos o dever de colaborar para o sucesso da nova gestão.

Estaremos todos juntos para elevar a nossa Nação ao patamar que merece: próspera, com uma sociedade livre, sem fome, solidária e em paz.
Como muito ouvi em 2018: você pode não gostar do piloto, mas não pode torcer para o avião cair, né?

Chega de ódio! Na caixa de pandora que foi aberta, agora estamos diante da esperança. Que venham novos tempos!

Acompanhe
nossas
redes sociais