Governo inaugura unidade  de saúde no bairro Canabarro

TEUTÔNIA

Governo inaugura unidade de saúde no bairro Canabarro

Município investiu R$ 134,5 mil na reforma de prédio que abrigava um estabelecimento comercial. Atendimentos iniciam na segunda-feira

Por

Governo inaugura unidade  de saúde no bairro Canabarro
Unidade Vila Esperança visa reduzir demanda das ESFs e qualificar serviços à comunidade. Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de reduzir a demanda das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do bairro Canabarro, o governo de Teutônia inaugura neste sábado, 12, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A cerimônia ocorre às 9h. A estrutura ficará localizada nas proximidades do trevo de acesso principal ao bairro.

A nova UBS, batizada de Estratégia de Atenção Primária (EAP) Vila Esperança, vai funcionar em um imóvel alugado pelo município, onde funcionava um mercado. Para abrigar a unidade, passou por uma ampla reformulação, segundo o secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Renato Körner. O investimento é de R$ 134,5 mil e inclui também a aquisição de novos equipamentos.

“Nós tínhamos planejado essa nova unidade ainda no começo da atual gestão. Hoje, temos duas ESFs no bairro que atendem acima da capacidade. Para resolver essa situação, planejamos reformar o imóvel e adaptá-lo. Ficou uma estrutura muito boa, de acordo com o que necessitávamos”, salienta.
Conforme Körner, só a ESF 1 atendia mais de 5 mil pessoas, o dobro do que determina o Ministério da Saúde.

“Na ESF 3, a capacidade prevista será retomada, enquanto a 1 ainda ficará um pouco acima, mas vai melhorar bastante. Conseguiremos atender melhor a população, e criar um vínculo maior”, pontua.

Todos os turnos

O atendimento na nova unidade inicia na próxima segunda-feira, 14. De acordo com o secretário de Saúde, haverá médico disponível em todos os turnos. Também terá uma enfermeira concursada e dois técnicos em enfermagem.

“Também teremos pediatra em um turno, e um atendimento à saúde da mulher. A ideia é ir, aos poucos, incrementando outras especialidades se percebermos a necessidade naquela região”, comenta.

A população do bairro Canabarro representa uma parcela significativa do município, segundo Körner. Há quatro unidades e ESFs no local. Por isso, pensamos nessa estratégia em colocar mais um serviço por lá”.

Reestruturação

Com a alta demanda nas ESFs, a Secretaria de Saúde percebeu a necessidade de reorganizar e estruturar o processo de trabalho da Atenção Básica para melhorar a integração e a resolutividade das demandas, avaliadas através da qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações.

Toda essa avaliação está atrelada à estrutura física no território vivo, ou seja, onde todo o atendimento acontece. A reestruturação é outra demanda antiga da equipe de profissionais do município.

Acompanhe
nossas
redes sociais