Avenida leva atrativos turísticos ao Parque do Imigrante

EXPOVALE + CONSTRUMÓBIL

Avenida leva atrativos turísticos ao Parque do Imigrante

Espaço evidencia e atrações de 21 cidades da região e 11 roteiros

Por

Avenida leva atrativos turísticos ao Parque do Imigrante
Localizada entre os pavilhões 1 e 4 do Parque do Imigrande, Avenida do Turismo reúne atrações lúdicas e interativas. Crédito: Thiago Maurique
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os portões do Parque do Imigrante estavam recém abertos quando o pequeno Ivan Cassal Rockenbach, 5 anos, se aventurava em meio a réplicas das atrações turísticas da região. Acompanhado da mãe, Kelly Cassal, o garoto mostrava interesse em conhecer as casas históricas e paisagens que fazem parte da Avenida do Turismo da 22º Expovale+Construmóbil.

Construído entre os pavilhões 1 e 4 do parque, o espaço reúne atrações de 21 municípios do Vale do Taquari. Para Kelly, foi uma oportunidade de inspirar o filho a valorizar a região. “Temos que conhecer o Vale, as nossas paisagens e a riqueza cultural da região desde sempre.”

Coordenadora da Avenida do Turismo, Cláudia Brazil afirma que o objetivo do espaço é promover uma experiência lúdica e interativa, capaz de atrair a atenção de adultos e crianças. “Nossa região está aqui deixando sua graciosidade e dando visibilidade aos seus empreendimentos turísticos.”

Segundo ela, a Avenida do Turismo mostra o engajamento e a força do Vale do Taquari em trazer novos propósitos para o desenvolvimento local. “Estamos todos juntos pelo turismo sustentável e empreendedor.”

Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, afirma que o destaque no evento mostra o rápido crescimento do setor na região, que será ainda mais impulsionado após a Expovale+Construmóbil. “A feira vai gerar grande impacto para os negócios na área do turismo”, acredita.

Conforme Arenhart, hoje o Estado reconhece o potencial do Vale, tanto que governo gaúcho mostra o Cristo Protetor nos conteúdos de divulgação do RS no país. Lembra de pesquisa feita pelo Piratini em parceria com o Sebrae-RS, com detalhes sobre a preferência dos turistas por atrações ligadas a religiosidade e natureza. “Nossa região se encaixa perfeitamente nestas tendências.”

Arenhart acredita que o momento também serve para inspirar novos empreendimentos ao setor, que não se resume a hotéis, pousadas e restaurantes. “Já tem muitas coisas boas funcionando e empreendedores crescendo”, afirma. Segundo ele, a feira é o ápice de uma região que é a “bola da vez” do turismo no Sul do Brasil.

Vitrine regional

Coordenador do Trem dos Vales, atração que, ao lado do Cristo Protetor colocou o Vale na vitrine do turismo nacional, Rafael Fontana, reforça a oportunidade de ampliar o número de visitantes na região. “Neste momento em que o setor está em pleno desenvolvimento, temos um espaço especial para aproveitar o grande fluxo de visitantes de diversas partes do Estado e de fora.”

Sócio da RS Turismo e vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, afirma que Expovale+Construmóbil está consolidada como a maior e mais importante feira de negócios do Vale do Taquari. Segundo ele, o espaço privilegiado ocupado pelo turismo no evento valoriza um segmento que será uma grande matriz econômica da região em um curto espaço de tempo.

“A Expovale precisa manter o foco, trazendo para os trilhos a divulgação regional, dando força e apoio à nossa realidade”, ressalta. Para que a feira represente mais um impulso para o setor, destaca Fontana, é fundamental manter o foco nas ações voltadas ao turismo após o evento, com criatividade e sem deslumbramentos.

“As vezes caímos na armadilha de dar incentivo para segmentos do turismo que não estão conectados com nossa região”, alerta. Lembra que o Vale tem grande número de líderes atentos aos aos movimentos do setor e dispostos contribuir com o desenvolvimento regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais