Feira brinda o desenvolvimento econômico e social

EXPOVALE + CONSTRUMÓBIL

Feira brinda o desenvolvimento econômico e social

Programação no Parque do Imigrante iniciou nesta quinta-feira e segue até o dia 20. Evento consolida momento econômico da região e apresenta inovação em diferentes setores

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Novembro de 2022 às 22:09

Feira brinda o desenvolvimento econômico e social
Solenidade com presença de autoridades marcou a abertura da principal feira da região. Evento ocorreu no Parque do Imigrante. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado

A Expovale + Construmóbil traduz o momento de retomada e brinda a força econômica da região. Com estandes arrojados e programação diversificada, a maior feira do Vale se consolida entre as principais do interior do estado.

A exposição que abriu nesta quinta-feira no Parque do Imigrante, em Lajeado, conta com 400 expositores e expectativa de gerar R$ 100 milhões em negócios. Para atrair cerca de 150 mil visitantes, as empresas apostam em lançamentos e condições exclusivas até o dia 20. Já os eventos, visam qualificar, apresentar tendências e divulgar os potenciais da região.

Em discurso na abertura, os presidentes da Expovale + Construmóbil destacaram a união de esforços para viabilizar o evento. “Foram muitas reuniões e adiamentos até definir pela feira conjunta”, enfatizam Miguel Arenhart e Joni Zagonel.

Segundo eles, além de ser momento festivo também é necessário fazer reflexões sobre o cenário econômico nacional. “Passamos por um processo eleitoral conturbado, mas que precisa ser respeitado. Ao mesmo tempo, não podemos desprezar a parcela significativa da população que fez a outra opção”, observa Arenhart.

Na avaliação de Zagonel, é fundamental criar um ambiente de empreendedorismo. “Nossa feira é o resultado da integração entre setor privado e governo, onde é consenso a relevância e contribuição da Expovale + Construmóbil para Lajeado e o Vale.”

Nesse sentido, os presidentes das feiras reiteram a necessidade de mais investimentos no Parque do Imigrante, a fim de se tornar um local de referência para eventos de negócios. “Colocamos em debate a construção de um plano diretor para o parque onde diferentes instituições possam promover suas programações”, reitera Zagonel.

A solenidade ainda contou com descerramento da fita e passeio pelos pavilhões. Neste segundo dia de feira, os portões abrem às 14h e a entrada será gratuita até as 17h. Entre os destaques, a palestra com a arquiteta Patricia Pomerantzeff, painel sobre políticas públicas na área do turismo, lançamento do Natal no Coração e do livro “Vale do Taquari”. A produção bilíngue do Grupo A Hora traz com ênfase o potencial turístico da região.

União de esforços

Além da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) participam da organização o governo municipal e a câmara de vereadores. Em sua manifestação, o presidente do Legislativo, Deolí Gräff, enfatizou o desenvolvimento da região desde as primeiras feiras.

“O mundo evoluiu com a tecnologia e a forma de produzir. Temos o espírito empreendedor e a demonstração da capacidade das empresas em gerar emprego e renda.”

Exposição do comércio, indústria, agro e construção civil reúne 400 marcas. Crédito: Felipe Neitzke

Já a presidente da Acil, Graciela Black, fez menção à necessidade de remodelar os negócios para manter a atividade econômica diante de um período difícil da pandemia. “Temos a fazemos o melhor pela nossa região e toda essa pujança é fruto do empenho de muitos.”

Graciela ainda lembra dos frequentes debates sobre o futuro das feiras e acredita estar no rumo certo. “A Expovale + Construmóbil tem o propósito de contribuir com inovação e tendências para os negócios e o desenvolvimento da região. Entendemos atender esses objetivos.”

Por outro lado, Graciela fala de dois pontos que precisam ser observados. Ela faz referência ao cenário político, da importância de não ocorrerem retrocessos e da necessidade de ser respeitada a liberdade de expressão.

Para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, há dois anos todos foram surpreendidos pela pandemia e mesmo assim o trabalho não parou. “Uma feira não se faz da noite para o dia, mas juntos somos mais fortes e conseguimos mostrar a força na Expovale + Construmóbil. Precisamos aproveitar essa percepção e seguir com o trabalho.”

Construtoras aproveitam vitrine da feira para lançar empreendimentos. Crédito: Felipe Neitzke

Acompanhe
nossas
redes sociais