Será possível entrar no clima da Copa?

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Será possível entrar no clima da Copa?

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Novembro de 2022 às 11:00

Não sei vocês, mas eu ainda não entrei no clima da Copa do Mundo. Até fiquei empolgado com a convocação do Tite nesta semana. Mas está longe de épocas passadas. E, de minha parte, não tem nada a ver com eleição. Vi muitas bandeiras em carros e camisas amarelas nos últimos meses. Mas a grande maioria – ou totalidade – em razão da campanha eleitoral. Ao falar com as pessoas, não lembro de tamanha ausência de Copa nas ruas como nestes dias que antecedem o Mundial.

Para torcermos pela Seleção Brasileira precisamos de uma boa dose de sentimento de nação. E isso anda tão raro nos brasileiros no pós-eleição. Pode ser engraçado, mas os que se “apoderaram” do verde e amarelo estão tristes com o resultado das urnas e os vitoriosos não querem usar as cores do Brasil. A imprensa vai forçar o clima e a turma da empresa vai organizar a festa em dias de jogos da Seleção. Talvez role um clima e um sentimento de torcida pelo Hexa. Não sei. Quem sabe?


Para motivar

A CBF lançou um vídeo para promover a camisa da seleção brasileira. É uma iniciativa para tentar dissociar o uniforme da política, já que foram usados como símbolo do presidente da República, Jair Bolsonaro. Chama-se “Energia” e terá inserções na TV aberta e rede sociais.


De confiança

Leio que Fernando Haddad, candidato derrotado do PT para o governo de São Paulo, é cogitado para ser ministro da Fazenda, substituindo Paulo Guedes. Haddad precisa ser recompensado pela dedicação na campanha, mas justo da pasta mais importante do governo, sem ter conhecimento da área.


É preciso reagir

A ressaca da eleição, finalmente, pode estar acabando. A roda da economia volta a girar e os negócios a acontecer depois de duas semanas de festa ou de choro. Mesmo as manifestações, legítimas dentro da lei e sem fechamento de rodovias, parecem perder fôlego. Isto não significa o fim dos protestos e nem que o grupo que saiu derrotado se dará por convencido. Mas o entendimento de que é preciso tocar a vida.


A lista de boicote

O boicote que afetou a Magalu por parte dos eleitores de Jair Bolsonaro afeta agora também o banco Itaú. Os eleitores do atual presidente fazem campanha nas redes para encerrar contas correntes na instituição, por sua ligação à campanha eleitoral do PT. Na região, a lista de empresas a serem “boicotadas” pelos bolsonaristas circulou pelas redes. Mas não prosperou. E logo será esquecida.


Curtas:

** Na campanha eleitoral de 2024, os partidos poderão indicar 16 candidatos a vereador na cidade de Lajeado. Antes eram aceitos 23 candidatos. A disputa pela vaga em alguns partidos será grande.

** Expovale será um momento de aquecimento para a economia do Vale do Taquari. Expectativa é grande entre os expositores.

** Vereador Sérgio Kniphoff (PT) já tem seu nome sendo falado para concorrer à prefeitura de Lajeado na próxima eleição. Efeito da vitória de Lula.

** Leandro Arenhart, presidente da Amturvales, volta à ativa na próxima semana. Aproveitou um período para visitar e curtir os filhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais