Levantamento detalha resultados do 2º turno por bairros em Lajeado

ELEIÇÕES 2022

Levantamento detalha resultados do 2º turno por bairros em Lajeado

Bolsonaro venceu em 21 dos 24 bairros com seções eleitorais. Corrida ao Piratini teve maior equilíbrio entre Eduardo e Onyx, com direito a empate em um local de votação

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Novembro de 2022 às 08:16

Levantamento detalha resultados do 2º turno por bairros em Lajeado
Colégio Castelinho, em Lajeado, concentra maior número de eleitores na cidade. Crédito: Arquivo A Hora
Lajeado

O segundo turno das eleições em Lajeado apresentou resultados distintos das corridas presidencial e estadual. Se no país, Lula (PT) acabou eleito em uma disputa acirrada, no maior colégio eleitoral do Vale, Jair Bolsonaro (PL) venceu com larga vantagem. Já Eduardo Leite (PSDB) teve uma vitória mais apertada sobre Onyx Lorenzoni (PL) na comparação com o desempenho geral no RS.

No detalhamento por seções eleitorais, é possível entender os resultados. Bolsonaro superou Lula em 21 bairros e foi derrotado em apenas três. No pleito estadual, Onyx venceu em mais bairros do que Eduardo, mas o governador reeleito foi o mais votado no Centro da cidade – onde há maior concentração de eleitores – e alcançou números expressivos em bairros periféricos.

O levantamento foi feito com exclusividade pela reportagem do A Hora, a partir dos dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O cálculo considera apenas os votos válidos e exclui brancos e nulos.

A divisão por bairros foi feita considerando os locais de votação. Os bairros Alto do Parque, Americano e Bom Pastor, que não possuem seções cadastradas pela Justiça Eleitoral, não entram na contagem.

Mais do que o dobro de votos

Bolsonaro fez 66,28% dos votos em Lajeado. O percentual se dá, sobretudo, por vitórias expressivas em bairros como São Cristóvão (73,12%), Carneiros (72,30%) e Hidráulica (71,89%). No Centro, ele somou 6,4 mil votos e alcançou 68,48%. Em outros 12 bairros a votação do atual presidente superou a casa dos 60%.

Lula venceu nos bairros Planalto (57,54%), Santo Antônio (56,62%) e Conservas, que registrou a menor diferença entre os dois candidatos. O novo presidente somou apenas três votos a mais do que o adversário. Outro bairro com votação apertada foi o Morro 25, onde Bolsonaro teve 14 votos de vantagem sobre o petista.

Para o cientista político Fredi Camargo, a representatividade do discurso e prática, do ponto de vista ideológico, explica o desempenho dos candidatos. “Claramente as identificações dos candidatos e seus discursos foram direcionados aos seus públicos e isso se refletiu nas urnas. E a economia e poder aquisitivo, ou seja, supermercado e dívida das famílias, também falou mais alto”, analisa.

Equilíbrio

A corrida ao Palácio Piratini foi decidida com uma vantagem maior do que o esperado em favor de Eduardo Leite. Em Lajeado, porém, a diferença para Onyx Lorenzoni foi de apenas 103 votos. O ex-ministro, aliás, venceu em mais bairros – 15 –, mas com menos de 5% de vantagem em dez. O melhor desempenho proporcional foi no Centenário (56,53%).

Pesaram a favor de Eduardo a vitória no Centro, com apenas 42 votos de diferença, e em três bairros onde superou a casa dos 60%. No Planalto, chegou a 68,44%. Ele também levou a melhor no Santo Antônio, Conservas, Morro 25, Igrejinha, Jardim do Cedro, Santo André e Nações.

Camargo entende que, nesta disputa, a personificação falou mais alto. “A identidade dos eleitores se ligou mais ao progressismo de Eduardo do que ao conservadorismo de Onyx. E também pelo que este apresentou no segundo turno, com um mau desempenho em debates e entrevistas”, sustenta.

A disputa entre Eduardo e Onyx registrou o único empate em um local de votação de Lajeado. No Salão Paroquial do bairro Moinhos, que tem duas seções eleitorais, os dois candidatos registraram 302 votos.

Números gerais

Ao todo, Lajeado conta com 177 seções eleitorais, espalhadas por 44 locais de votação. O Colégio Estadual Castelo Branco (Castelinho), no Centro, concentra o maior eleitorado, com 3,5 mil pessoas aptas e conta com dez seções. É seguido pelo Colégio Cenecista João Batista de Mello (Mellinho), com 2,8 mil.

Fora da área central, se destacam as escolas municipais de ensino fundamental Vida Nova, no bairro Conventos, e Dom Pedro I, no Jardim do Cedro. Reúnem 2,6 mil e 2,3 mil eleitores, respectivamente. Já o menor colégio eleitoral é o Clube de Mães Construindo o Futuro, no bairro Imigrante, com 129 eleitores e apenas uma seção.


Votação para governador

Acompanhe
nossas
redes sociais