Comportamento, vendas e economia dominam 1ª Convenção

CIC TEUTÔNIA

Comportamento, vendas e economia dominam 1ª Convenção

“Atitude On” reuniu palestrantes de renome nacional e cases regionais em dia dedicado à formação empreendedora

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Comportamento, vendas e economia dominam 1ª Convenção
Evento também teve painel com as empresas BIMachine, Quiero Café e Sabores Armazém de Pescados; Crédito: Thiago Maurique
Teutônia

Empresários e líderes da região participaram da 1ª Convenção CIC-Teutônia “Atitude On”. O evento de qualificação empresarial teve participação de palestrantes nacionais e apresentação de cases regionais, com abordagens sobre o comportamento de sucesso, vendas e as previsões à economia no pós-eleição.

Presidente do Grupo Feltrin, um dos maiores e mais diversificados grupos empresariais da Serra Gaúcha, Fabiano Feltrin abordou quais são os motivos para o sucesso na trajetória de mais de 41 anos como empreendedor. “Sempre ofereci carinho, respeito e sorriso no rosto.”

Ele começou como vendedor de carros e hoje lidera uma companhia com 21 empresas, entre eles franquias do Bob’s do Hard Rock Café. Também é prefeito do município de Farroupilha e foi escolhido o melhor imitador de Elvis Presley da América do Sul.  O segredo para o sucesso está em compreender que as pessoas são donas dos seus próprios destinos, diz. “A decisão da tua vida está na tua mão e não deve ser conduzida seguindo opiniões de terceiros.”

Em época de polarização, ressaltou a necessidade do empreendedor cuidar da própria imagem. Para ele, a posição política pessoal não deve permear as decisões do CNPJ. “Não importa se você é Bolsonaro ou Lula: precisa vender para todo mundo.”

Incertezas na economia

O pós-eleição foi tema da palestra do economista Fernando Marchet. Segundo ele, ainda é difícil fazer previsões precisas sobre a economia nacional diante de uma transição de governo ainda incipiente. “O próximo governo pode fazer a coisa certa a depender de quais forem os nomes escolhidos.”

No cenário internacional, Marchet relata preocupação com a inflação global que provoca alta de juros em países desenvolvidos e pode provocar fuga de capital, em especial para os Estados Unidos. “Isso pode resultar em elevação no dólar, o que pressionaria a inflação no Brasil.” Apesar das incertezas, para 2023, Marchet projeta crescimento de 0,89% no PIB do Brasil, com inflação em 5,5% e Selic em 13,75%.

Persistência

A atitude empreendedora foi tema do sócio e diretor de relacionamento do Vakinha, Flávio Steffens. Ele abordou a trajetória no empreendedorismo, iniciada em 2010 com um grande fracasso. Ele elaborou uma plataforma de criação e edição de sites para construtoras, que não deu certo por cinco fatores (desconhecimento do mercado, falta de plano B, paixão cega pela ideia, pensar na solução ao invés do problema, além de muito plano e pouca ação).

O fracasso serviu de base para o sucesso com a criação do site Bicharia, plataforma de crowdfunding focada na causa animal, depoiscomprada pela Vakinha, hoje maior empresa do setor no país. “O que vai definir você como um bom ou mau empreendedor é sua capacidade de assimilar o baque, entender onde errou e seguir em frente”.


ENTREVISTA – Erik Penna • escritor

“Uma empresa precisa cuidar do lucro, não apenas do faturamento”

Autor do best-seller “A arte de encantar clientes – 5 passos para atender com excelência e impulsionar os negócios”, Erik Penna é o escritor brasileiro mais vendido na Amazon na categoria “Atendimento ao cliente”.

A Hora– Como vender em um mercado cada vez mais disputado?

Erik Penna – Antes de vender, é preciso atender com excelência. Encantar por meio de atenção, empatia, simpatia, personalização e conveniência. Existem passos que qualquer empresa pode implementar para criar uma cultura do encantamento e estabelecer uma vantagem competitiva.

– Quais são os passos para uma empresa vender mais?

Penna – Selecionar as pessoas certas, que sejam afinadas com os valores da empresa, otimistas e gostem de gente. Treinar continuamente. Avaliar o desempenho, pois quem é avaliado tende a render mais. O líder precisa surpreender o primeiro cliente que ele tem, que é o interno. Clientes internos felizes potencializam a experiência dos clientes externos.

– Qual a melhor estratégia para o período que une Black Friday e Natal?

Penna – É preparar a empresa e qualificar o time para que uma venda promocional na Black Friday possa fidelizar o cliente. Você pode atrair o cliente por meio de uma oferta ou condição diferenciada e oferecer uma experiência de compra para transformá-lo também em multiplicador da sua empresa. Como consequência vem o Natal, que é a melhor data do ano, mas o mais importante é encantar para que esse cliente permaneça e ainda indique a empresas para outros.

– É possível competir com os preços praticados no e-commerce?

Penna – A questão do preço exige cuidados. Uma empresa precisa cuidar do lucro, não apenas do faturamento. Preço é importante, mas quando a experiência é boa, o custo é minimizado. O comércio precisa trabalhar o on-line e o presencial juntos, com a mesma excelência e encantamento.

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