Quiero Café tem como essência amizade entre fundadores e Lajeado como referência para crescimento

Lajeado Empreendedora

Quiero Café tem como essência amizade entre fundadores e Lajeado como referência para crescimento

Criada em 2015, empresa chegou a Lajeado um ano depois, como estratégia para maturar franqueadora, que hoje administra mais de 40 operações em cinco estados

Por

Atualizado terça-feira,
08 de Novembro de 2022 às 15:14

Quiero Café tem como essência amizade entre fundadores e Lajeado como referência para crescimento
Matheus Fell criou ao lado de Luís Felipe Wallauer Ferreira o Quiero Café, que já está presente em cinco estados do país. (Foto: J. J. Silva)

É comum entre amigos, em momentos de descontração, alguém ter a ideia de criar um bar. Contudo, quando a ideia é criar um café, o destino pode ser mais concreto do que uma idealização juvenil. Exemplo disso é o Quiero Café, criado em 2015, na cidade de Teutônia, pelos amigos de infância Matheus Fell e Luís Felipe Wallauer Ferreira, que se tornou uma das empresas que mais cresce no Vale do Taquari.

Naturais de Teutônia, a dupla se conheceu aos 12 anos, quando foram colegas em uma turma da sexta série do Ensino Fundamental. Após passarem a adolescência juntos e se tornarem, literalmente, melhores amigos, eles seguiram caminhos distintos academicamente: enquanto Matheus foi cursar Administração, Luís Felipe seguiu o caminho do Direito. E a ideia que originou o Quiero Café nasceu dentro deste contexto da advocacia.

Luís Felipe trabalhava como estagiário num escritório em que os sócios eram de Porto Alegre e gostavam de conhecer os cafés da cidade. Depois de rodar por todos os locais, observaram que nenhum proporcionava um lugar que entregasse um produto de qualidade aliado a um espaço de convívio onde pudessem receber clientes. Essa provocação foi como uma semente para a germinação do que viria a ser a empresa.

Segundo Matheus, quando ambos estavam com 24 anos, ele fazia MBA em Finanças e Controladoria. Luís Felipe sabia disso e o chamou para apresentar a ideia e os primeiros números. “Ele não me chamou para ser sócio, me chamou pra trocar uma ideia. Não era pra ser o ‘negócio da vida’, ainda queríamos ser bem sucedidos nos nossos campos. Porém, a gente abriu o café e o negócio tomou uma proporção gigante”, conta.

Se dar o primeiro passo é um desafio, dar o segundo pode ser ainda mais. Ao ver a operação de Teutônia crescer de forma exponencial, vieram os planos de trabalhar com franquias. Contudo, era essencial ter a experiência em uma cidade grande, com mais espaço, mais colaboradores e maiores custos. “Precisávamos da experiência com um desafio maior para estarmos preparados para dar um suporte maior para nossos futuros franqueados. Lajeado foi essencial para isso”, explica Matheus.

Após um processo de crescimento espiral, em locais próximos, que pudessem rapidamente receber suporte, o Quiero Café vive uma expansão mais agressiva: são 43 unidades em operação em cinco estados do país. Até o fim de 2022, serão inauguradas mais três unidades. “Não foi de um dia para noite, nos preparamos muito para isso”, conclui Matheus ao apontar Lajeado como parte essencial do processo de desenvolvimento para seu negócio.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais