Encantado apresenta projeto para qualificar mão de obra local

PROGRAMA RS-TER

Encantado apresenta projeto para qualificar mão de obra local

Iniciativa pioneira com subsídio do Estado destina R$ 2 milhões para ações que promovam a geração de emprego e renda

Por

Atualizado terça-feira,
08 de Novembro de 2022 às 08:13

Encantado apresenta projeto para qualificar mão de obra local
Foto: Divulgação
Encantado

Com o objetivo de capacitar a mão de obra da região, o “Plano de fomento ao trabalho, emprego e renda do Vale do Taquari” foi lançado ontem, 7, em Encantado. Hoje, 8, será apresentado em Lajeado, às 9h, no Parque Histórico Municipal. As cidades serão os núcleos de capacitação, uma iniciativa pioneira subsidiada pelo Estado, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

O investimento é de R$ 2 milhões. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, salientou que o município está focado em desenvolver ações que estimulem o empreendedorismo. “Criamos a secretaria do Turismo e Desenvolvimento pensando exatamente nesse objetivo, de aproveitar o movimento que o turismo nos trouxe para desenvolver o nosso município”, disse.

Para o secretário Charles Rossner, que também é vice-presidente da Amturvales, o momento que a região vive exige medidas rápidas e assertivas, principalmente, na qualificação de mão de obra.

O que é o Programa?

O Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER é uma política público-privada coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que fomenta o empreendedorismo, a criação ou sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas.

Conforme o diretor de Inovação e Projetos Estratégicos no Governo do RS, Jorge Imperatore, a secretaria olha para os pequenos negócios porque é nesse ambiente que está a maior parte dos empregos. “70% dos postos de trabalho estão nas pequenas empresas. Elas foram responsáveis por 100% de incremento dos postos de trabalho nos últimos 10 anos”, comenta.

Além do suporte do Governo do Estado, o programa conta com parceiros como a Besouro Agência de Fomento Social, Instituto da Transformação Digital (ITD), FGTAS/SINE e Icertus, software de gestão empresarial (ERP). Os participantes das qualificações terão acesso gratuito.

A partir de agora, o trabalho se volta para definir como o programa será implementado. “A nossa ideia é ainda esse ano disponibilizar os treinamentos e o acesso ao software”, explica Rossner.

Acompanhe
nossas
redes sociais