Caos climático

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Caos climático

Por

“Nosso planeta está se aproximando rapidamente do ponto de inflexão que tornará o caos climático irreversível. Estamos em uma estrada para o inferno climático com o pé no acelerador.” O alerta foi dado pelo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na abertura da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), ontem, no Egito.

Pacto

Guterrez defende um pacto de solidariedade climática para evitar o “suicídio coletivo do planeta.” Os países mais ricos e as instituições financeiras internacionais deveriam oferecer recursos e técnicas para economias emergentes descontinuarem o uso do carvão até 2040. E os países do G20, inclusive o Brasil, devem acelerar a transição ainda nesta década.

E nós?

Minha pequena ação em prol do meio ambiente parece pouco diante do que está posto. Mas não estamos sozinhos, afinal, 7,8 bilhões de pessoas que habitam a Terra. As próximas gerações merecem um mundo melhor.

Crédito: Divulgação


Expovale fora do parque

Passeio pelo rio Taquari é uma atração da Expovale fora do Parque do Imigrante. E será, em nada menos, que no Cisne Branco. A embarcação é um ícone de Porto Alegre, referência no turismo fluvial e no entretenimento e lazer flutuante na capital gaúcha. Quem estiver a bordo terá visão única do manancial no conforto da bela embarcação.

Projeto ecológico

O Cisne Branco mantém o “passeio-estudo” pelo Lago Guaíba e Delta do Jacuí destinado a estudantes e/ou grupos com interesse nos mananciais. Os objetivos são ampliar a consciência ecológica, incentivar os cuidados com o meio ambiente e oferecer informações históricas, geográficas, sociais, econômicas e ecológicas.

Nada se cria

Antoine Laurent de Lavoisier, um dos criadores da Química Moderna, dizia que no mundo nada se cria, tudo se transforma. Chacrinha, apresentador de TV brasileiro, à sua moda, falava: “nada se cria, tudo de copia.” Transformar ou copiar, tanto faz.

Quem sabe pegamos a onda do turismo regional e a necessidade da educação ambiental e desenvolvemos um projeto para percorrer as águas do Taquari? Não é problema se inspirar em ações que já existem, no caso, no Cisne Branco.

Crédito: Luciane Ferreira/Divulgação


Bromélia, de vilã a mocinha

Na última coluna, alertei sobre os cuidados que devemos ter com possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Destaquei o acúmulo de água nas bromélias.

Pois o recebi um extenso e interessante material sobre o tema. Dele, vou destacar: nem todas as espécies de bromélias têm “tanque”, local que poderia acumular água. De qualquer forma, é importante ficar de olho nas residências, no ambiente de trabalho, nos locais públicos que frequentamos.


Agilidade

A administração de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), implantou nova sistemática para emissão de licenças e autorizações, reduzindo a fila de espera. Alguns documentos agora são expedidos em até 72 horas – antes, o tempo de espera chegava a um ano. “Conseguimos ganhar tempo em etapas burocráticas sem descuidar de observar a lei e prevenir problemas ambientais”, ressalta o secretário Luís André Benoit.


Dia de descarte

No dia 26 de novembro, das 8h às 12h, ocorre a última edição de descarte de lixo eletrônico de 2022. O posto de recebimento será junto à CIC, no Centro Administrativo de Teutônia. A Comunidade pode descartar eletrônicos, sucatas, cartões magnéticos, celulares e baterias (exceto de veículos), além de óleo de cozinha, entregues por Pessoas Físicas. A iniciativa integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, numa realização da unidade Parceiros Voluntários de Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais