Ô trem bão!

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Ô trem bão!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Bibiana Faleiro

Não custa lembrar que o Trem da Imigração, no passeio ferroviário entre Colinas e Roca Sales, continua a circular nesse sábado e domingo.

Eu já me organizei com a patroa prá curtir no domingo à tarde, pelo site www.tremdaimigração.com.br, ou pelo whatsapp (047)3307-997. Vamos nessa! E vida que segue…


QUEM DISSE CANDIES?

Falando no assunto de achocolatados e outras gostosuras em geral que nos adoçam a vida, é impressionante o talento empresarial que se criou e se desenvolveu por aqui neste setor.

Temos empresas de ponta em ¨candies¨ sediadas por aqui, com competência e qualidade internacionais. Vou citar duas, em ordem ¨analfabética¨, sem demérito para outras de menor envergadura: Docile e Florestal.

Como diz o meu Cumpádi Belarmino: tem que tirar o chapéu para esses empreendimentos. Que a exemplo de outros em diferentes setores encaram de frente a concorrência até de fortes multinacionais em determinados segmentos do mercado.


MUDANÇAS DE PARADIGMAS

Paradigmas introjetados são tipo geléias, uma salada mista que vai mudando conforme o rumo dos ventos temporariamente predominantes. Cada um tem o seu próprio ¨tempo de vida¨ e costuma imaginar que certos paradigmas recentemente internalizados sejam eternos. Nos tempos de 1900 e antigamente os ditos cujos paradigmas duravam pelo menos meia geração, hoje em dia parece que não duram nem um par de anos e alguns não passam nem de um fim de semana. Dinâmica dos tempos.


DICAS DE LEITURA

Seguindo uma proposta do meu Cumpádi Belarmino, láááá da Linha Roncador, vou passar a dar uma sugestão de leitura a cada mês. Quem não quiser ou não gostar não precisa e nem é obrigado a ir atrás, cada um cada qual.

Alguns livros são meio antigos e até de circulação por alguns tempos classificadas como ¨reservadas¨. Quem se interessar pode não encontrar mais nas livrarias e sebos tradicionais, mas qualquer coisa dá prá copiar em Xerox, se é que essas máquinas ainda existem por aqui.

Por enquanto sugiro a leitura de A Construção da Maldade (Roberto Motta, editora Avis Rara). Imagino que quem trabalha ou já trabalhou na linha de frente em segurança pública e inteligência policial-militar vai apreciar.


LÁ É LÁ, CÁ É CÁ

Lá foi foi 51×49, aqui foi 70×30 na média. Lá na real foi 36×34, descontando os 30 que não foram pra lugar nenhum. Num universo de 154 milhões de eleitores, uma diferença de meio por cento, a pau e corda. Se largar de mão a régua meramente populacional e medir pela régua econômica dá 75×25.

Se medir pela régua da representatividade política no Congresso, que num regime realmente de ¨Estado Democrático e de Direito¨ é quem deveria ser o poder maior, está bem claro qual o rumo que a soberania popular escolheu.

Mas vamos esperar pra ver se o tal de regime político por aqui ainda é de uma Democracia, ou se já virou uma Demograçinha.

Mera opinião, ninguém é obrigado a levar a sério.


COM O DEVIDO RESPEITO

Que me perdoem a Neugebauer e ainda mais o CEAT se de alguma forma fui desrespeitoso no tópico anterior. São coisas da vida que a gente associa por vivências pessoais, de forma muito querida e simpática. Qualquer bronca debitem na minha conta. Devo, não nego, e pago quando puder.


SAIDEIRA

Pintor picareta no museu:
– Vim aqui vender a minha pintura, minha obra prima!.
– Do que se trata?
– A perseguição dos romanos aos bárbaros nas planícies nevadas.
– Mas é só uma tela em branco!
– É que os bárbaros já passaram e os romanos não chegaram ainda.

Acompanhe
nossas
redes sociais