Reação do agro ao resultado nas urnas

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Reação do agro ao resultado nas urnas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um dos principais segmentos da economia, o agronegócio está atento a eventuais impactos da eleição presidencial. Durante a campanha, houve forte identificação do setor com o candidato Jair Bolsonaro. A partir do resultado no pleito de domingo, com a eleição de Lula, há temor de reflexos na relação comercial e queda no preço dos grãos, em especial.

Ao observar o cenário global, até o momento, não há reações nesse sentido. A soja segue em alta e o trigo se mantém estável. Apenas o milho apresentou leve recuo de preços. Aliás, cabe aos próximos governantes, tanto em âmbito estadual quanto federal, avançar em políticas para fortalecer a produção interna e a industrialização para gerar valor com a matéria-prima local.

Por falar no futuro governo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) emitiu nota sobre a eleição presidencial. O presidente da entidade, João Martins da Silva Junior, disse que sempre acreditou que a liberdade e a democracia são os fatores essenciais para o desenvolvimento da produção rural. Ele reitera receber com naturalidade o resultado do pleito e estar pronto para o diálogo e a cooperação com o governo eleito.

No documento, enfatiza as pautas do agro brasileiro para manter a segurança alimentar do mercado interno e jurídica para as exportações. Nesse aspecto, defende atuação contra invasões de terra e excessos da regulação estatal. O desejo da confederação da agricultura e pecuária vai ao encontro dos anseios de líderes do Vale do Taquari.

Em publicação especial do A Hora no dia seguinte ao pleito, evidenciam atenção especial à agricultura familiar e à indústria da transformação. Independente de quem estiver no governo, as expectativas são de crescimento e prosperidade no setor, reflexo do empenho e dedicação das pessoas que fazem a região crescer cada vez mais.

Wenderson Araujo/CNA/divulgação


Novo cadastro substitui a DAP[

Desde terça-feira, 1°, passou a ser emitido o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Ele substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Isso significa que todas as DAPs que vencerem a partir dessa data não poderão ser renovadas. No entanto, as DAPs que ainda estão dentro do prazo de validade seguirão ativas até o agricultor efetivar o seu CAF.

O cadastro serve para fins de acesso ao crédito rural no âmbito do Pronaf, sendo referência para enquadramento em diversas políticas públicas voltadas à agricultura familiar, inclusive para a previdência social. Para melhor orientar os produtores, a Fetag/RS promoveu série de capacitações com os sindicatos rurais de todo o estado, para que estejam aptos a emitir o novo documento.


Expoagro Afubra recebe inscrições de agroindústrias

A maior feira da agricultura familiar está com inscrições abertas para as agroindústrias. Os interessados em expor devem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar até 25 de novembro. Para a 21ª edição da feira, o pavilhão da Agricultura Familiar terá 3,4 mil metros quadrados, com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e os banheiros para expositores e público visitante. O evento ocorre de 21 a 24 de março de 2023, em Rincão del Rei, no interior de Rio Pardo.


Conseleite mantém cálculo de referência

Representantes dos produtores e indústrias fecharam acordo para manter a elaboração dos dados mensais do valor de referência do leite no RS. O acerto prevê que o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do RS (Apil) arcarão com os custos dos serviços técnicos prestados pela Universidade de Passo Fundo (UPF) pelos próximos 90 dias.


Evento sobre produção de mel é adiado

Os organizadores do 10° Seminário Regional de Meliponicultura decidiram transferir o evento para 26 de novembro. A decisão ocorre diante de manifestações em rodovias que poderiam comprometer o deslocamento de participantes de outros estados. A programação na nova data ocorre no Parque Christoph Bauer, em Forquetinha.

Acompanhe
nossas
redes sociais