Pelos trilhos, parte da história da imigração

ESPECIAL

Pelos trilhos, parte da história da imigração

Passeios ocorrem nos dias 4, 5 e 6 entre Colinas e Roca Sales. Além dos atrativos naturais, projeto contempla apresentações artísticas com personagens da cultura local

Por

Atualizado sexta-feira,
04 de Novembro de 2022 às 08:29

Pelos trilhos, parte da história da imigração
Locomotiva, que está em Colinas, é a mesma do Trem dos Vales. Projeto apresenta novidades como vagões germânicos e italianos. Crédito: Bibiana Faleiro
Vale do Taquari

Um passeio com animação, cultura e histórias pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, entre Colinas e Roca Sales. Este é o Trem da Imigração, que inicia sua primeira edição nesta sexta, com passeio às 14h30.

Depois do sucesso do Trem dos Vales nos últimos três meses, a locomotiva a diesel elétrica, modelo G-12, e 12 vagões de passageiros, espera três mil visitantes neste fim de semana para o novo projeto da região. Serão dez viagens até domingo, 6.

“O Trem da Imigração vem como mais uma opção para o turismo e para integrar-se aos demais empreendimentos da região, complementando e atraindo novos visitantes”, destaca o coordenador do projeto, Rafael Fontana.

História da Ferrovia

O passeio pelo trajeto de 17 km têm duração de uma hora. Morros às margens do Rio Taquari, dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada no início dos anos 60. “A ferrovia Tronco Principal Sul foi criada para se ter um trecho mais moderno entre Brasília e Porto Alegre. Hoje ainda passam trens de carga pelos trilhos”, conta o diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg.

A entidade é a responsável pelo trem, que é abrigado em uma oficina em Rio Negrinho (SC). De acordo com o diretor, o projeto do Trem dos Vales proposto pela Amturvales contempla o trajeto de Guaporé até Estrela, que tem uma estação desativada. A recuperação da ferrovia também faz parte da iniciativa e as obras devem iniciar depois do trem vir de forma definitiva para Muçum a Guaporé, no fim de 2023.

Oportunidade aos municípios

Para o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, trazer o trem ao município era um desejo antigo. A locomotiva já esteve na ferrovia em 2019, como uma extensão do Trem dos Vales. Mas, pela primeira vez, vem à região como Trem da Imigração.

Além de trazer visitantes, a iniciativa preparou empreendedores e seus estabelecimentos e, para o prefeito de Colinas, Sandro Hermann, consolida os municípios no mapa do turismo do Vale. “Buscamos fazer com que o município integre esse roteiro turístico da nossa região, que tem o Trem dos Vales, Cristo Protetor, Trem da Imigração, a nossa futura ciclovia”, destaca.

Os passeios

Nesta sexta-feira, o primeiro passeio sai às 14h30 de Colinas, em direção a Roca Sales. Mais tarde, às 16h30, prefeitos e outras autoridades são convidados para fazer o trajeto de Roca Sales a Colinas pelos trilhos da ferrovia. Após a viagem, os gestores se reúnem no Antigo Armazém Bistrô. No sábado e domingo, os passeios de Colinas a Roca Sales são às 9h e às 14h30, e de Roca Sales a Colinas às 11h e às 16h30.

Proprietária da agência de turismo Belo Sul, de Montenegro, Andrisa Mariano fará o trajeto pela Ferrovia Tronco Principal Sul pela segunda vez. Neste ano, traz com ela ao Vale dois grupos de turistas de Triunfo e Montenegro para participar dos passeios.  “É um roteiro que contempla área rural e urbana. Que tem seu charme. Agora com música e agregando a cultura germânica e italiana deve estar lindo, estamos curiosos”, destaca.

Para a classe turística, o valor do passeio é de R$ 95. Entre as novidades deste ano, estão vagões temáticos da cultura germânica e italiana, no valor de R$ 129. Os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone (47) 3307-9977. Nos dois percursos, o retorno dos passageiros ao município de partida do trem pode ser feito por transporte rodoviário.

Arte nos trilhos

Com decoração, música, apresentações artísticas e personagens da cultura local, a classe germânica também oferece chopp liberado durante o passeio, e a italiana serve vinho para os turistas.

O chopp é da Cervejaria Meridional, administrada por Ana Paula Decker. “Esperamos que o trem movimente o turismo em Colinas, que já é muito conhecido pelos atrativos rurais e agora se insere nessa nova modalidade”, destaca a proprietária.

Na programação, também estão momentos de diversão com o Papai Noel e os personagens “A Menina Flor” e “O Jardineiro Encantado”. A estação de Colinas terá apresentações do Grupo de Danças Morgenstern, Coral Municipal, Coral Infantojuvenil e Grupo Instrumental. Em Roca Sales, o Coral Municipal e a Orquestra Municipal também se apresentam.

Além do Trem da Imigração, Colinas e Roca Sales também organizam outras programações para contemplar os turistas, como o Campeonato Gaúcho de Motonáutica no Parque Náutico, no domingo, dia 6, e o Festival da Primavera.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Crédito: Angélica Pott

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais