O projeto Trilhas da Inovação, voltado para alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Lajeado, tem o objetivo de antecipar conhecimentos sobre o mundo do trabalho. A primeira turma, com 69 estudantes, foi formada no ano passado.
A experiência faz parte das ações do Pro_Move e inclusive apresenta resultados. Pelo menos 15 dos formados ingressaram em empresas por meio do programa Jovem Aprendiz. Hoje recebem meio salário mínimo e a continuidade em cursos técnicos avançados, com um ou dois anos de duração.
Essas histórias estarão entre os destaques da edição 2022 do Mundo Senai. Serão três dias de atividades, de 8 a 10 de novembro. Os alunos de Lajeado, com idades entre 15 e 16 anos, vão conversar com estudantes de outras unidades de formação do Senai pelo país, por meio de painéis online no primeiro dia da promoção. “O nosso objetivo é abrir as portas da escola para a comunidade, para empresários e estudantes”, diz o coordenador Técnico de Educação Profissional, Marcelo Schedler.
O momento, realça, será para os estudantes de Lajeado relatarem como foi ingressar no Trilhas, quais as principais lições e como foram escolhidos pelas empresas para iniciar no mercado de trabalho.
“Desde o início do projeto, percebemos a necessidade de ajudar os jovens a conhecer as próprias qualidades, gostos e aptidões. Fazer com que esse conhecimento seja antes do Ensino Médio, inclusive. Acreditamos que eles conseguirão ver as possibilidades em termos de trabalho e de oportunidades de carreira.”
O Trilhas da Inovação é destinado para estudantes do 9º ano Ensino Fundamental, com idade entre 13 a 15 anos. A iniciativa surgiu a partir dos debates do Pro_Move e do diagnóstico do vácuo existente para as empresas encontrarem mão de obra em áreas ligadas à tecnologia da informação, desenvolvimento de softwares, robótica e automação na indústria 4.0.
Referência pelo RS
Os resultados do Trilhas encorajaram também o Departamento Regional do Senai. Tanto que a unidade de Lajeado recebeu no início deste ano cerca de R$ 500 mil para investir em laboratórios, materiais e máquinas para os alunos do projeto.
Conforme o gerente operacional, Jerry Amarildo Hibner, dois aspectos corroboram para uma análise positiva do projeto. Passa pelo interesse dos jovens em continuar as formações e o ingresso deles no trabalho por meio do Jovem Aprendiz.
Além disso, o modelo conquista repercussão estadual. Trabalhos semelhantes começaram a ser desenvolvidos em outras cidades e regiões. Na semana passada, as equipes de Lajeado apresentaram a iniciativa em Caxias do Sul. Receberam como resposta o interesse das forças produtivas em desenvolver um projeto semelhante na Serra.