Comunidade mapeia sepulturas  e qualifica orientação a visitantes

Bom Retiro do Sul

Comunidade mapeia sepulturas e qualifica orientação a visitantes

Quase mil túmulos foram catalogados entre identificados, sem identificação, covas prontas, reservadas e projetadas. Mural foi utilizado durante o Dia de Finados

Por

Comunidade mapeia sepulturas  e qualifica orientação a visitantes
Comunidade reuniu todas as informações sobre os falecidos em livro. Crédito: Karine Pinheiro
Bom Retiro do Sul

Um painel com mapeamento das sepulturas foi instalado no Cemitério Evangélico de Confissão Luterana. No mural exposto, é possível localizar as lápides por meio de números de identificação. Para facilitar a localização, também foi elaborado um livro onde constam sobrenomes, nomes, data de nascimento, data de falecimento e filiação.

A coleta de dados e a produção do painel duraram cerca de dez meses. A presidente da comunidade, Vera Frantz, conta que todas as lápides foram fotografadas de forma individual e também com drones. “Esse serviço levou três turnos para ser finalizado. O que demorou mais foi cruzar os dados e levantar os números de sepulturas ocupadas, identificar e também contabilizar quantas novas lápides podem ser projetadas”, relata.

A ideia surgiu da necessidade de contabilizar os espaços para futuros sepultamentos. A comunidade decidiu criar um grupo de trabalho para solucionar a demanda e foram contabilizados 779 sepultados. Destes, 620 túmulos com identificação, 159 sem identificação e 78 não catalogados nos documentos da comunidade. Ainda foram registradas 11 covas prontas, uma reservada e projeção de criar mais 80.

A presidente pretende colocar o número de identificação nos jazigos. No entanto, é necessário autorização, além dos custos com os materiais necessários. Ela destaca que este trabalho leva tempo, mas que no futuro também pensa em informatizar os dados. “Foi um trabalho de muitas mãos. Estamos fazendo isso há um tempo e está funcionando. Vamos melhorar conforme a demanda e disponibilidade de recursos”, comenta.

A criação do painel não teve custos e contou com ajuda de voluntários. Vera destaca que o trabalho com o drone, bem como a imagem do mural foram patrocinados.

Dia de Finados

Devido a grande movimentação dos que visitam os entes queridos no dia de Finados, o recurso foi bem utilizado nessa quarta-feira, 2, segundo a presidente. “Os últimos dias tiveram movimentação intensa por causa dos demais feriados. As pessoas utilizaram muito o livro. Dessa maneira é mais fácil localizar as lápides”, afirma. Vera destaca que muitas pessoas ficam tempos sem comparecer ao cemitério e esquecem onde estão localizados os túmulos.

Acompanhe
nossas
redes sociais