Orgulho e resiliência

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Orgulho e resiliência

Por

Crédito: Reprodução

 

O vídeo de um eleitor bolsonarista lamentando a derrota viralizou nas redes sociais. O homem é filmado pela esposa enquanto retira alguns adesivos de uma camionete, e ele chama a atenção pela serenidade no momento de reconhecer o êxito dos adversários. “Deu ruim”, diz ele, em um tom bastante amistoso. “A gente tem que saber ganhar e perder”, afirma, enquanto parabeniza os petistas e pede um convite para uma “picanha e uma cervejinha”. Também garante que vai manter as bandeiras do Brasil hasteadas em frente de casa.

Ele deixa claro que não está feliz. Mas reforça o compromisso de cidadão. “Eu vou seguir torcendo para que o meu país dê certo”. E é isso. Nem sempre nossas escolhas prevalecem junto aos eleitores. Por vezes, sequer são lembradas pelos candidatos. E tudo faz parte da democracia. Na derrota, é preciso ser resiliente para ir adiante. E lembrar que, apesar dos políticos e da importância da política, quem carrega o piano são os empresários e trabalhadores. Isso ninguém muda. E vida que segue, pois é pra frente que se and

 


Eleições reconhecidas

Mais de noventa chefes de nações já parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela apertada vitória no último domingo. O presidente eleito do Brasil foi saudado por grandes líderes mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos e da França, e também por representantes de países cujos governos são ultraconservadores (como é o caso da Polônia e da Itália, por exemplo). Entidades e movimentos como a ONU, a União Europeia, além da China e da Rússia, também sinalizam positivamente para uma aproximação com o futuro governo.


Respeito à Constituição

Quase dois dias após a vitória de Lula (PT) nas eleições gerais do país, e Jair Bolsonaro (PL) enfim se manifestou sobre o apertado pleito nacional. E ele foi breve. Uma das falas mais aguardadas da história do Palácio do Planalto durou menos de três minutos. Mas ele foi cirúrgico. Agradeceu aos 58 milhões de brasileiros que votaram na chapa dele, reforçou e compartilhou um sentimento de injustiça com o processo eleitoral, e salientou que manifestações pacíficas são bem-vindas, mas que não compactua com o cerceamento da liberdade, algo que, segundo ele, é prática característica da esquerda.

Bolsonaro agradece eleitores e critica bloqueios

O atual presidente também observou para a consolidação da pauta e dos valores defendidos pela direita no país. Para tal, citou como exemplo a formação de um congresso nacional muito mais alinhado ao conservadorismo, e também lembrou a vitória de aliados (ex-ministros, especialmente) em alguns estados expoentes, e a formação de novos líderes. “Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca”, anunciou. Por fim, ele falou sobre um dos pontos mais aguardados pelos brasileiros: o futuro a partir de 2023. “Enquanto presidente e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa constituição.”

Fábio Pozzebom/Agência Brasil


O caos é ruim a todos

A mãe do meu filho ficou presa na BR-290. Ela era a primeira na fila de espera orquestrada por manifestantes na Freeway, em Santo Antônio da Patrulha. Ao lado do veículo, ardiam as chamas dos pneus incendiados. À frente, uma barreira formada por caminhões e cargas de terra. Meu filho também estava no carro.

Aos nove anos de idade, ele ficou assustado. E com razão. A cena de guerra não condiz com a nossa sociedade ordeira, que carrega nas costas, com a força e a coragem do empreendedorismo, um país ainda cheio de mazelas e entraves. Os bloqueios não condizem com a nossa pujança, reforço. E o cidadão de bem sabe bem disto.


“Paleoincêndios” e a Univates

Pesquisadores revisaram achados e fizeram novas descobertas sobre paleoincêndios na França entre 11 milhões e sete milhões de anos, durante o Mioceno. O estudo é assinado por André Jasper, da Universidade do Vale do Taquari (Univates); Michael Wuttke e Dieter Uhl, do Instituto de Pesquisa Senckenberg e do Museu de História Natural (Alemanha). As descobertas foram publicadas no periódico científico Fossil Imprint. Para outros períodos geológicos, Jasper e seus parceiros de pesquisa já publicaram achados no Egito, Índia e Antártica.


TIRO CURTO

• E os pedágios? Eduardo Leite (PSDB) voltará ao Palácio Piratini em janeiro. E a grande questão é o futuro das rodovias gaúchas. No Vale do Taquari, a primeira tentativa de concessão apresentada pelo jovem tucano foi rechaçada por líderes locais.

• O Ministério Público de Arroio do Meio abriu inquérito para investigar eventuais problemas no Serviço de Inspeção Municipal de Pouso Novo.

• Lula escolheu o ex-governador de São Paulo e futuro vice-presidente do país Geraldo Alckmin para coordenar a transição com o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele vai tratar diretamente com Ciro Nogueira, atual Ministro da Casa Civil.

• Alckmin, aliás, também está cotado para assumir algum Ministério. Ontem, em entrevista para a Rádio A Hora, o deputado federal Heitor Schuch (PSB) cogitou a pasta da Economia.

• Tem gente boa e ruim em todos os partidos políticos. Tem gente boa e ruim na esquerda ou na direita. E o segredo da felicidade e do crescimento pessoal, intelectual e espiritual é andar sempre com quem é gente boa. Bom feriado a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais