Gabinete de Crise da SSP registra 46 ocorrências no RS

Eleições 2022

Gabinete de Crise da SSP registra 46 ocorrências no RS

Pleito foi considerado tranquilo em todo o Estado

Por

Gabinete de Crise da SSP registra 46 ocorrências no RS
Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini
Estado

O Gabinete de Crise da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estruturado para monitorar o andamento das Eleições 2022 no Estado, concluiu o segundo turno com o registro de 46 ocorrências no RS. O levantamento foi apresentado em entrevista realizada com o Secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, no fim da tarde deste domingo (30).

“Foi um pleito tranquilo, pois estamos trabalhando há mais de 30 dias para transcorrer um segundo turno com tranquilidade. Focamos na prevenção da segurança dos eleitores, e agora a atenção está voltada aos locais de comemoração”, disse o secretário.

Ao meio-dia, o governador Ranolfo Vieira Júnior visitou a sede da secretaria para acompanhar o monitoramento do domingo de votação. Dentro das ocorrências, foram registrados nove casos de boca de urna, dois de ameaça, três de transporte de eleitor e um de divulgação de bandeira partidária. Também foram arrolados dois crimes eleitorais por propaganda irregular e um crime eleitoral por finalização de voto indevido.

Além disso, também foram constatados um caso de divulgação de voto, dois casos de dano/depredação, quatro casos de porte ilegal de armas, dois casos de lesão corporal, cinco de vias de fato, um de desordem. E registrados ainda um caso por furto de telefone de celular, quatro casos por apreensão de objeto,um caso por desobediência e três casos por desacato. Por parte dos bombeiros, também foram registrados dois socorros por mal súbito e dois atendimentos de incêndio.

O Plano de Atuação Integrada começou a ser desenvolvido há mais de três meses e conta com a participação de Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e IGP, juntamente com Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento de Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas. Também fazem parte a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal de Porto Alegre. O planejamento tem também a colaboração do TRE-RS e Ministério Público Eleitoral.

O efetivo de plantão teve 17.668 servidores, sendo 16.304 policiais militares, 650 policiais civis, 583 bombeiros e 131 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Acompanhe
nossas
redes sociais