Eduardo Leite é reeleito governador do RS

ELEIÇÕES 2022

Eduardo Leite é reeleito governador do RS

Com 91,3% das urnas apuradas, candidato do PSDB superou Onyx Lorenzoni após quase ficar fora do 2º turno

Por

Eduardo Leite é reeleito governador do RS
Foto: Divulgação
Estado

Eduardo Leite (PSDB) se tornou o primeiro governador do Rio Grande do Sul a conquistar a reeleição. Com 91,3% das urnas apuradas, às 19h01, o tucano tinha 57,12% dos votos válidos, contra 42,8% de Onyx Lorenzoni (PL).

Eduardo Leite (PSDB) é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS).

Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. Teve 26,81% dos votos válidos, ao receber 1.702.815 votos, no primeiro turno. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.

Embora tenha conquistado a reeleição, Leite comandava o governo estadual desde março, quando renunciou ao governo para tentar concorrer à presidência da República pelo PSDB. O partido, no entanto, decidiu em convenção que iria apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB).

Acompanhe
nossas
redes sociais