Estudantes preparados para escolhas profissionais

Produzido por Estúdio Alfa

Estudantes preparados para escolhas profissionais

Novo Ensino Médio do GA atende expectativas e necessidades apontadas em pesquisa envolvendo a comunidade escolar e também lideranças comunitárias, empresários e empreendedores do Vale

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A preparação dos estudantes para a escolha da futura carreira é a essência do projeto da Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – campus Univates. O modelo pedagógico implementado desde o começo deste ano – e que já é referência para instituições no estado – não se baseia somente no que determinam as Diretrizes Nacionais do Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/EM), mas nas necessidades da região, a partir de pesquisa com a comunidade escolar e com lideranças comunitárias, empresários e empreendedores do Vale do Taquari, que apontaram expectativas e necessidades em relação à qualificação dos novos profissionais.

De acordo com o diretor do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, o levantamento ocorreu no segundo semestre de 2020, com o retorno de 63 questionários de lideranças, empresário e empreendedores regionais. “O principal objetivo da pesquisa foi buscar indicações e insumos para a constituição do projeto no Novo Ensino Médio”, explica. A partir dos apontamentos, a instituição desenvolveu uma proposta humana, protagonista e de responsabilidade social, que vem sendo colocada em prática com as turmas no Novo Ensino Médio.

– Características profissionais
Sobre as habilidades e competências que o estudante deve ter após concluir o Ensino Médio, as lideranças comunitárias apontaram as seguintes características: Empreendedorismo, Perfil Socioemocional, Responsabilidade Social e Inovação. 

Vivências e Experiências
Para atingir o núcleo do levantamento, que destacou a preocupação com o ‘Viver’ e o ‘Conviver’, o GA norteou o eixo Vivências e Experiências. Assim, além das áreas do conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais, que compõem a formação básica da matriz curricular, sem perder o foco, por exemplo, no Enem e em vestibulares, o estudante do GA conta com os seguintes componentes curriculares da formação específica:

– Eletivas: O currículo prevê, além dos componentes curriculares específicos, atividades de caráter científico, cultural, esportivo e acadêmico, favorecendo, assim, o enriquecimento da formação do estudante. Para tanto, há possibilidade de o estudante participar de diferentes atividades, organizadas em seis categorias: ensino, extensão, pesquisa, cultura, esporte e possibilidades complementares. Na categoria Ensino, por exemplo, o estudante tem a oportunidade de integrar disciplinas dos cursos técnicos e de graduação da Univates, facilitando a escolha da futura carreira.
– Projeto de vida: com diferentes ações, os estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais e o autoconhecimento, defendem ideias, analisam a realidade de maneira crítica e construtiva, além de participar de atividades práticas para que suas escolhas, tanto pessoais quanto profissionais, sejam mais fáceis e assertivas.
– Estúdio: os estudantes são desafiados, em equipes, a desenvolver estudos orientados pelos docentes, envolvendo diferentes projetos que dão conta das demandas da contemporaneidade e, inclusive, dos dilemas da própria comunidade.
– Trilhas: a partir do 2º ano do Ensino Médio, o estudante vivenciará experiências nas Trilhas Sanus (que aborda temáticas da área de saúde), Faber (que prevê aprendizagens na área das engenharias e STEM) e Domus (que oportuniza vivências das ciências humanas, sociais e aplicadas) a fim de escolher a área de sua preferência para aprofundamento.
– Estudos avançados: exclusiva para o 3º ano do Ensino Médio, a proposta amplia conceitos e habilidades abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.

Estagiário de Aprendizagem Profissional GA
Integrando o componente curricular Eletivas, o programa Estagiário de Aprendizagem Profissional GA oportuniza aprendizagens sobre a vida profissional. A iniciativa, apresentada a diferentes empresários da região, na última semana, objetiva inserir os estudantes do Ensino Médio nas empresas do Vale do Taquari, para que conheçam a rotina desses locais de trabalho e os diferentes perfis profissionais. No total, o programa prevê até 160 horas por ano, no contraturno escolar. No evento de lançamento, as empresas convidadas receberam uma proposta de convênio. As parcerias devem começar a partir de 2023.