Chegou a hora de se posicionar

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Chegou a hora de se posicionar

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Chegou a hora de votar. As eleições para presidente e governador ocorrem neste domingo e os destinos do Brasil e do Rio Grande do Sul estão em nossas mãos. Parece clichê, mas de fato, a eleição ganhou dimensões já mais vistas em pleitos anteriores. Independente dos vencedores, vida que segue. Nenhum deles pagará nossas contas. Mas temos que nos posicionar. Escolha o candidato que melhor possa te representar e vote. Ficar sem escolhas neste momento não é salutar. Vote sem medo. Depois da eleição ainda vamos continuar sendo vizinhos, colegas e família.


Entre os prefeitos, Leite e Bolsonaro

Levantamento feito pelo jornal A Hora aponta que Eduardo Leite e Jair Bolsonaro são os preferidos dos prefeitos do Vale do Taquari. Para o governo do RS, dos 37 pesquisados, 21 abriram votos para Leite, apenas um para Onyx e 15 não abriram voto. Já na esfera nacional, 15 prefeitos são Bolsonaro, três apoiam Lula e 19 não abriram voto.

Entre prefeitos do Vale, Leite e Bolsonaro têm maior apoio

No primeiro turno, Leite venceu em apenas cinco cidades. Nem o apoio dos prefeitos deverá significar tamanha reversão de votos agora. Tudo indica que na região, Onyx vença novamente. Foram 40 mil votos de diferença. Para presidência, Lula venceu em três cidades apenas. De resto, Bolsonaro foi o mais votado, a maioria com índices superiores a 60%. Deve repetir agora.


Abstenção maior

Em 2018, na última eleição geral, a abstenção no primeiro turno foi de 39.713 votos e subiu para 42.851 no segundo turno. Neste ano, dia 2, quando tivemos a votação em primeiro turno, 47.195 eleitores deixaram de votar no Vale do Taquari. Seguindo a tendência das eleições passadas, o número de eleitores faltantes na eleição de domingo será maior.


Previsões

Se Lula vencer e concorrer a reeleição em 2026, teremos novo embate entre ele e Bolsonaro. Se o presidente atual vencer, ele estará fora da disputa daqui a quatro anos. Que os partidos pensem em novos nomes desde já. Oxigenar faz bem.


Muristas

No mesmo levantamento, estranha ver que alguns prefeitos não abriram voto. Político que não se posiciona corre o risco de ser esquecido. Nestas horas ficar em cima do muro pode ser um sinal que o prefeito não tem força política dentro de seu próprio município.


Curtas:

— Prefeito de Anta Gorda Xico Frighetto (União Brasil) não abre seu voto publicamente, mas anda com carro adesivado com Bolsonaro e Onyx.

— Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (MDB) foi um dos líderes do movimento contra o governo gaúcho em função do projeto das concessões de rodovias e pedágio. Mas é cabo eleitoral de Eduardo Leite, idealizador do projeto.

— Entre os governistas, consolidou-se a teoria da conspiração de que o TSE e o STF estariam envolvidos numa trama para tomar a eleição de Bolsonaro.

— “Impeachment de Alexandre de Moraes” foi o segundo assunto mais buscado na internet nesta semana, no Brasil, segundo a ferramenta Google Trends. Futebol e celebridades dominaram o top 10.

— Instagram e Facebook não vão permitir postagens questionando o resultado das urnas após a eleição.

— O maior diário (The New York Times), o maior semanário (The Economist) e a maior revista científica (Nature) do mundo posicionaram-se, em editorial, pela eleição de Lula.

— Acaba, eleição. Muitos não tem mais saúde.

— O primeiro político a fazer promessa foi Moisés, que prometeu a Terra Prometida. Levou quarenta anos de mandato, mas finalmente chegou lá.

Acompanhe
nossas
redes sociais