E-Log reforça compromisso com o Porto

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E-Log reforça compromisso com o Porto

Por

Estrela

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) encaminhou nota informativa para esclarecer as confusas denúncias que chegaram à câmara na segunda-feira. Na ocasião, o vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) falou sobre suposto descarte irregular de sucatas dentro do complexo portuário.

No texto, assinado pela presidente da E-Log, Elaine Goergen Strehl, e pelo presidente do Conselho de Administração da E-Log, Nilto Scapin, uma manifestação de zelo para com o patrimônio público.

“A E-Log informa que está realizando a limpeza e a conservação de parte da área portuária, seguindo preceitos legais, com o propósito de fomentar investimentos e viabilizar a utilização deste espaço público”. Para o futuro, a E-Log anuncia que pretende conceder, ainda este ano, três espaços para empresas do ramo de areia.


Gonzatti assume a prefeitura de Encantado

Presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Valdecir Gonzatti (MDB) assume a prefeitura municipal nos próximos 10 dias. O prefeito Jonas Calvi (PTB) sai de férias durante o período e, como não há vice-prefeito na cidade, a administração municipal fica sob a responsabilidade do chefe do Legislativo. Ano passado, Calvi dispensou as férias. Com isso, a então presidente da câmara, Andressa de Souza (MDB), não teve a oportunidade de assumir a principal cadeira do Executivo.


Mais de 60 denúncias

O programa Frente e Verso de ontem recebeu a juíza eleitoral da Comarca de Lajeado, Carmem Luiza Rosa Constante, e a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Bethania Rohde. Segundo elas, mais de 60 denúncias foram encaminhadas ao judiciário por meio do aplicativo Pardal. A grande maioria é referente à propaganda irregular, cujos problemas já foram sanados pelos respectivos candidatos ou partidos. O dado é referente a todo o período de campanha até o dia 2 de outubro. “A maioria das irregularidades foi regularizada dentro das 48h que a lei autoriza. Isto está funcionando novamente no 2º Turno”, explica Maria.


PDT confirma apoio a Leite

Em reunião no Comitê Central de campanha dos candidatos ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB), líderes estaduais do PDT confirmaram nesta quinta-feira apoio à jovem dupla de políticos na busca pelo Palácio Piratini. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais do PDT destacaram a importância do partido não seguir neutro em um momento decisivo para o RS. Faz alguns dias, José Scorsatto (PDT), que concorreu a deputado estadual, também manifestou apoio a Leite e Souza.


TIRO CURTO

• O governo de Estrela suspendeu o edital previsto para a construção do “Caminho Ecológico” junto às margens do Rio Taquari. De acordo com a administração municipal, a licitação foi suspensa “para análise do pedido de impugnação”.

• A administração estrelense instituiu a Semana Municipal Lixo Zero, seguindo exemplo de outras cidades do Vale do Taquari, do Estado, do país e do mundo. Trata-se de um movimento necessário à nossa própria sustentabilidade. Afinal, estamos bastante atrasados.

• A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza apresentação na Igreja São Pedro, em Encantado. O evento ocorre no dia seis de novembro, às 19h30min.

• João Amoedo, que concorreu à presidência pelo Partido Novo em 2018, teve a filiação suspensa após manifestar apoio a Lula no segundo turno. O próximo passo, segundo a torcida adversária, é a expulsão da sigla.

• Vereador de Lajeado, Isidoro Fornari (PP) processou um internauta que lhe ofendeu por meio das redes sociais durante a campanha municipal de 2020, mais precisamente no dia 26 de setembro. E Fornari venceu o processo contra o homem que trabalha como comunicador comunitário na cidade.

• Abro as redes sociais e vejo pessoas apaixonadas pelos vídeos de campanha dos nobres candidatos, um material custeado (e geralmente superfaturado) pelos milhões de reais surrupiados do trabalhador para abastecer os fundos eleitorais. É de dar dó.

Acompanhe
nossas
redes sociais