Topeva Veículos materializa conquistas de adolescente que sustentou a família

Lajeado Empreendedora

Topeva Veículos materializa conquistas de adolescente que sustentou a família

Empresa tem 36 anos de mercado, mas a jornada empreendedora de Valdir Petter, nome à frente do negócio, começou bem antes, quando precisou trabalhar para manter a família depois da morte do pai

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Outubro de 2022 às 17:53

Topeva Veículos materializa conquistas de adolescente que sustentou a família
Líder da Topeva Veículos, Valdir Petter conta com mais de 50 anos de experiência em mecânicas. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 36 anos no mercado, a Topeva Veículos começou muito antes, quando Valdir Petter, ainda adolescente, deu os primeiros passos no setor. Aos 13 anos, ele conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar numa oficina. Varrer e limpar peças foi sua primeira função e a primeira pedra na construção de uma carreira de 52 anos.

Natural de Estrela, Petter cresceu em Lajeado com os pais e as quatro irmãs. A entrada no mercado de trabalho não o impediu de estudar: ia à escola pela manhã e trabalhava à tarde. O pai não o autorizava a estudar à noite. Essa rotina continuou até uma notícia inesperada tomar a família: o pai morreu aos 42 anos. “Foi difícil. Tinha 16 anos na época. Tive que assumir a casa e me puxar. Ainda bem que a cabeça sempre foi boa”, lembra.

A partir disso, a jornada de formação e qualificação de Petter foi intensa. Ele colaborou com oficinas conhecidas, atuou no Vale dos Sinos e constituiu família. Foi quando uma oportunidade surgiu. Ao lado de dois colegas, ele soube de uma oficina que estava à venda. Àquela altura da vida, a ideia de ter um negócio seu já havia amadurecido. “Tem aquele momento: faço ou não faço? Vendi tudo que eu tinha para dar minha parte da entrada na compra da oficina. Aí eu comecei zerado mesmo. O acreditar foi fundamental”, avalia.

Apesar de desafiador, o início da Mecânica Topeva foi recompensador. Parte importante disso foi a credibilidade com que Petter e os sócios contavam pelos anos de trabalho dedicados a outras empresas. “O crescimento foi bom. Hoje, tenho clientes que estão comigo desde antes da Topeva existir”, conta.

Essa jornada continuou até 2010, quando a Topeva passou por uma importante transformação. O novo cenário econômico e mudanças de compreensão do mercado fizeram com que os sócios se separassem: Petter adquiriu outra parte da empresa e o setor de chapeação ficou sob responsabilidade do terceiro sócio. “Foi uma mudança radical, difícil no começo, mas deu tudo certo”, avalia Petter.

Hoje, o empresário não vê um término para sua jornada à frente da Topeva. “Isso tá no sangue, veio de berço. Desde que eu me conheço por gente, eu tô no meio da graxa. Quero tocar isso por muito tempo”, conclui Petter, que ilustra as possibilidades que Lajeado oferece aos empreendedores.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais