Pizzaria Chef Leon ilustra a capacidade de transformação de um empreendedor

Lajeado Empreendedora

Pizzaria Chef Leon ilustra a capacidade de transformação de um empreendedor

Liderado por Márcio Dal Cin, restaurante surgiu como alternativa para lidar com a nova realidade do empresário após acidente que o deixou tetraplégico

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Outubro de 2022 às 17:48

Pizzaria Chef Leon ilustra a capacidade de transformação de um empreendedor
Márcio Dal Cin ilustra como o empreendedorismo é também a capacidade de se reinventar. (Foto: J. J. Silva)

Empreender é também se reinventar. E essa é a essência da Pizzaria Chef Leon, liderada pelo empresário Márcio Dal Cin, que completou dez anos em 2022. Isso porque todo o desenvolvimento do restaurante está fundamentado na capacidade de se reinventar a partir de um doloroso episódio: um acidente que deixou Dal Cin tetraplégico.

Natural de Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, Dal Cin cresceu em um local sem energia elétrica e poucas oportunidades. Por isso, aos 14 anos se mudou para Lajeado com a família. Além disso, a radical mudança de realidade foi um desafio a mais para a adaptação. “Era uma realidade muito diferente. Parei de estudar. Logo depois que chegamos em Lajeado fomos colocar paralelepípedos em ruas para ganhar um dinheiro”, lembra. 

A jornada vivida por Dal Cin percorre diversos empregos, até concluir o Ensino Médio e ingressar na graduação em Administração. Estabelecido profissionalmente, surgiu a oportunidade de fazer uma viagem para conhecer outras unidades da empresa para qual trabalhava. Foi quando sofreu o acidente que mudaria para sempre sua vida. “Quebrei a sexta e a sétima vértebra, lesionei a medula, o que fez com que eu perdesse todos os movimentos do peito pra baixo. Foi uma nova vida depois do acidente”, conta.

Além dos desafios físicos, emocionais e psicológicos oriundos do processo de adaptação, as contas começaram a chegar. Dessa necessidade, emergiu o desejo de empreender. Diversas opções vieram à mente, mas a partir da própria experiência de consumo, ficou claro que o caminho era a gastronomia. 

“Eu comprava na Chef Leon quando ela abriu e depois de um certo período percebi que o antigo dono não estava feliz. Fiz uma brincadeira com ele se não precisava de um sócio. Ele disse que uma sociedade não interessava, mas que se eu quisesse comprar ele vendia. Percebi que era a grande oportunidade da minha vida”, narra Dal Cin.

Em abril de 2013, ele assumiu a pizzaria, aberta há nove meses. Na época, Dal Cin sequer conseguia entrar com facilidade na operação por causa da falta de acessibilidade. Assim, um processo de adequação e melhorias passaram a ser feitos, que resultaram na ampliação do atendimento e crescimento dos resultados. 

“A pizzaria é a realização de um sonho e representa nossa forma de ver o mundo. O símbolo de felicidade nas pequenas coisas é muito importante para nós. Nosso negócio é baseado nisso”, conclui Dal Cin, que conseguiu transformar a dor em uma oportunidade para se reinventar.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais