E-Log e a câmara

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E-Log e a câmara

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) enfrenta a sua primeira “crise” institucional com parte da câmara de vereadores. Na sessão passada, Volnei Zancanaro (União Brasil) disparou críticas e denúncias, e cobrou uma atuação do Ministério Público (MP). Disse, inclusive, que teria sofrido ameaças após iniciar algumas investigações junto à mantenedora do Porto de Estrela.

Entre os pontos citados pelo parlamentar, um suposto descarte de bens pertencentes ao complexo portuário. Por sua vez, a direção da empresa demonstra surpresa com as manifestações. Mas é pouco. Será preciso ir ao plenário explicar as palavras de Zancanaro.


Vida longa ao rock and roll

A semana terá tons de despedida e nostalgia aos amantes do bom e velho rock and roll. O principal ponto destinado ao radiante estilo musical no Vale do Taquari muda de endereço e deixa o histórico porão na esquina da Santos Filho com a Av. Benjamin Constant, no coração de Lajeado.

O “Galeras Rock Bar” vai para o bairro Montanha, e para lá deve levar uma legião de apaixonados por Led Zepellin, Black Sabbath, Automóvel Verde, Júpiter Maçã e Raul Seixas. No velho porão, que também já abrigou as longas noites do “Meneghini”, ficam as lembranças. Já no espaço novo, a certeza de que a boa música terá vida longa em nossos pagos.

Crédito: Felipe Neitzke


PT e Leite, Leite e o PT

O candidato Eduardo Leite (PSDB) recebeu – agora de forma oficial – o apoio do Partido dos Trabalhadores por meio de um manifesto divulgado nesta semana. Entretanto, há células dentro do PSDB e do MDB que preferem não alardear tanto assim esse suporte anunciado pela sigla de Lula e Edegar Pretto. Para eles, a presença do PT pode afastar o eleitor de direita ou centro-direita que já optou por Leite no primeiro turno. E não foram poucos. Percebendo isso, a campanha de Onyx Lorenzoni (PL) parece muito mais disposta a anunciar o apoio do PT ao tucano. Coisas da política gaúcha…


Postal reeleito no TCE

Ex-deputado estadual e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alexandre Postal participou do programa Frente e Verso na manhã dessa terça-feira, e falou sobre o ataque hacker contra o sistema do TCE, registrado no dia 26 de setembro. O site segue fora do ar, e a perspectiva é retornar ainda em outubro. Um fato que serve de alerta aos setores público e privado. Faz alguns meses, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sofreu nas mãos dos “criminosos digitais”. “É preciso investir na proteção”, sustenta.

Já na tarde de ontem, em sessão especial presencial, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) reelegeu Postal como presidente para 2023. Foram eleitos, ainda, o vice-presidente, Marco Peixoto; 2º vice, Iradir Pietroski; corregedor-geral, Renato Azeredo; e o ouvidor, Cezar Miola. A Primeira Câmara será presidida pelo conselheiro Estilac Xavier. A Segunda Câmara estará sob a responsabilidade do novo conselheiro Edson Brum, ex-deputado estadual com atuação no Vale do Taquari, e que assumiu vaga no TCE faz alguns meses.


Abaixo-assinado, MP e a ERS-129

O Ministério Público de Encantado abriu “Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas” para averiguar queixas referentes à ERS-129, no trecho entre Roca Sales e Colinas. O expediente atende a um abaixo-assinado encaminhado julho sociedade civil à promotora de justiça Daniela Pires Schwab. O movimento iniciou em junho passado, quando moradores da localidade de Fazenda Lohmann bloquearam a via para protestar contra a demora no asfaltamento de um trecho de pouco mais de seis quilômetros (foto).


TIRO CURTO

• Representantes da Rumo Logística visitaram o Vale do Taquari no domingo passado. Além de uma rápida visita ao Cristo Protetor, em Encantado, eles também realizaram novas vistorias e análises nos trilhos do Trem dos Vales. A missão é garantir risco zero.

• A câmara de Encantado prorrogou por mais 45 dias os trabalhos da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno.

• A Portos RS anuncia leilão de três armazéns nos portos de Rio Grande e Porto Alegre, e a consequente concessão à iniciativa provada. O evento ocorre no dia 16 de dezembro. É o futuro. É o que precisamos para outros portos.

• No próximo dia 29, a coordenação do PT regional anuncia um “bandeiraço” de apoio a Lula. O encontro será às 11h, em frente ao Posto Faleiro, em Lajeado.

• É lamentável o fato registrado ontem na sessão da câmara de Lajeado. Mais uma vez, manifestações político-partidárias tumultuam o andamento dos processos legislativos. Desta vez, partiu da Esquerda. Dias atrás, o tumulto foi gerado pelo vereador do PP, Mozart Lopes.

• A Polícia Federal apreendeu 7.797 unidades de munição para fuzil, pistolas e revólveres na casa do ex-parlamentar Roberto Jefferson, que atacou a PF em mais um capítulo tragicômico da nossa política nacional. Mas nada que surpreenda tanto assim o eleitor brasileiro, infelizmente. Afinal, no pleito passado teve até candidato sendo esfaqueado em praça pública.

Acompanhe
nossas
redes sociais