“Ataque hacker ao TCE veio da Alemanha”, diz Alexandre Postal

CRIME VIRTUAL

“Ataque hacker ao TCE veio da Alemanha”, diz Alexandre Postal

Conforme o presidente do órgão, não houve perda de arquivos e nem exposição de dados sigilosos. Após um mês da ação criminosa, apenas sistema interno está em funcionamento

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Outubro de 2022 às 09:39

“Ataque hacker ao TCE veio da Alemanha”, diz Alexandre Postal
Alexandre Postal, presidente do órgão (Foto: Divulgação)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“O ataque hacker ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) veio da Alemanha”, diz  o presidente do órgão, Alexandre Postal, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta terça-feira, 25. A ação criminosa ocorreu há quase um mês, em 26 de setembro. Quando o ataque foi registrado, toda a rede de computadores e todos os sistemas internos e externos da Corte foram retirados do ar.

De acordo com Postal, não pediram resgate. Acredita que foi para causar um alvoroço. “Até os telefones ficaram fora do ar”, comenta. Apesar do transtorno, apenas os computadores foram invadidos. Portanto, não houve perda de informações e nem a exposição de dados sigilosos. A retomada parcial das atividades, que estavam limitadas, iniciou nesta segunda-feira, 24.

Desta forma, os servidores podem acessar os sistemas internos, e é possível monitorar atividades, como licitações, e dar continuidade a alguns processos. O acesso externo, no entanto, segue suspenso. O retorno de todos os sistemas externos é previsto para 3 de novembro. A sessões devem voltar até o fim de novembro.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais