CCR, vereadores e a ciclovia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

CCR, vereadores e a ciclovia

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Outubro de 2022 às 10:17

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os poderes Executivo e Legislativo de Lajeado insistem na interessante inclusão de uma ciclovia junto à BR-386. O objetivo é construir um trecho para ciclistas até a divisa com o município de Estrela, interligando a pista com a futura estrutura projetada para Colinas e Imigrante.

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira passada, o vereador Carlos Ranzi (MDB) se reuniu com o secretário de Planejamento e Urbanismo (Seplan), Giancarlo Bervian, para debater o assunto na sede do parlamento estrelense (foto). Por sua vez, a CCR Viasul, a concessionária responsável pela rodovia federal, avisa que eventuais mudanças no contrato só devem ocorrer a partir de 2024.

A CCR Viasul precisa realizar uma repactuação do contrato a cada cinco anos. Para tal, será preciso ouvir as demandas regionais, e também a opinião dos membros da Comissão Tripartite, formada por representantes da ANTT, da própria concessionária, e também do Conselho dos Usuários.

Neste conselho, por exemplo, o nosso representante é Ivandro Rosa, presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), e que ainda não foi chamado para os debates sobre uma eventual ciclovia intermunicipal. Lembrando, sempre, que toda e qualquer mudança poderá acarretar em alterações tarifárias.


Iluminação inteligente

A primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Lajeado, direcionada a um inovador modelo de “iluminação inteligente”, avançou na semana passada. O governo municipal recebeu os estudos ajustados conforme as demandas que surgiram durante a fase de consulta pública, finalizada em agosto passado.

A partir de agora, a documentação passará por revisão e ajustes finais por parte da Assessoria Jurídica da administração municipal, e após será encaminhada para nova verificação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que terá prazo de 90 dias para finalizar a análise. É a última etapa antes do processo licitatório.


PP, G7 e Eduardo Leite

Uma ala do PP de Lajeado está alinhada com o PL, assim como o PP estadual. Mas a decisão está longe de ser um consenso entre Progressistas da região dos Vales. O prefeito lajeadense Marcelo Caumo (PP), por exemplo, confirmou nessa segunda-feira o apoio ao candidato Eduardo Leite (PSDB).

Por meio das redes sociais, ele confirmou voto no tucano e, em âmbito nacional, em Jair Bolsonaro (PL). Caumo também participou de um ato presencial em Porto Alegre, de apoio a Eduardo Leite, e ao lado de prefeitos do Vale do Rio Pardo.

Entre os presentes neste encontro entre o candidato tucano e líderes do PP da região dos Vales, destaque também para a presença da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP). Nesta mesma segunda-feira, Leite também recebeu em Porto Alegre uma comitiva formada por prefeitos do Vale do Taquari que compõem o G7. O grupo estava formado pelos chefes dos Executivos de Colinas, Imigrante, Westfália, Teutônia, Paverama, Fazenda Vilanova e Poço das Antas. Nos encontros, Leite reuniu membros do PP, MDB, PDT, PSB e PSDB.


Câmara autônoma

A Mesa Diretora da câmara de Lajeado, composta pelo presidente Deolí Gräff (PP), vice-presidente, Paula Thomas (PSDB), e secretário, Alex Schmitt (PP), reuniu-se na semana passada para debater sobre um tema antigo: a independência contábil do parlamento. O secretário da Fazenda, Rafael Spengler, participou do encontro.

Na pauta estava o atendimento à resolução de 2017 que dispõe sobre a instituição dos serviços administrativos de Controles Contábeis e Financeiros na Câmara. Eles debateram a possibilidade do Legislativo realizar concurso público para a contratação de profissional para atender à legislação. Aguardemos!

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Hoje a administração municipal de Lajeado conta com 1.897 servidores efetivos estatutários, 100 servidores emergenciais, 72 cargos comissionados (CCs), 104 empregados públicos, 151 estagiários e 686 terceirizados. No total, são 3.010 pessoas atuando no poder público.

• O governo de Estrela nomeou a Comissão de Avaliação de veículos da Secretaria de Saúde de Estrela. São eles os servidores Claudinei de Oliveira, Luciano de Macedo Schmidt e Marcelo de Abreu Fernandes.

• Eleitores do PT reclamam de possíveis atos contra veículos identificados com adesivos ou bandeiras em Lajeado. Há relatos de vandalismo. Mas, por ora, não há provas de que os atos estão relacionados ao polarizado pleito de 2022. A Polícia Civil já foi acionada.

• No dia 8 de novembro ocorre em Lajeado a audiência pública para a segunda avaliação do Plano Municipal de Educação. O encontro ocorre no auditório da Secretaria de Educação, às 13h30min.

• Ainda em Lajeado, a Construtora Giovanella venceu o processo licitatório para a conclusão e ampliação da via marginal construída junto à orla do Rio Taquari. E o contrato é volumoso. A cifra contratada ultrapassa o valor de R$ 4 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais