Um mundo de  sentimentos

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

Um mundo de sentimentos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sentir é uma palavra que designa a capacidade de perceber as emoções e decodificá-las em sentimentos, expressões, sensações, características essas estritamente humanas. Em épocas remotas, falar sobre sentimentos era considerado sinônimo de fraqueza e incapacidade, relegado a segundo, não obstante, último lugar na escala das prioridades humanas.

Hoje, mais do que nunca, os sentimentos acabam por ser os protagonistas dessa época histórica, pois se compreendeu o quanto os sentimentos interferem e impactam a vida das pessoas, suas escolhas, seus relacionamentos e suas maneiras de estar no mundo.

Nesse sentido, os sentimentos se revelam não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional e, especialmente, a Inteligência Emocional, que já virou clichê, possui influência direta na seleção de pessoal nas grandes organizações e nas relações afetivas.

Recebemos do legado da humanidade a percepção de que somos bons ou maus, e fomos criados nessa cultua maniqueísta e dicotômica que divide, através de culpados ou inocentes. Entretanto, somos muito além disso. Não somos apenas a divisão que restringe nossa expressão emocional, mas sim uma paleta de possibilidades e emoções que se apresentam como a complexidade do ser humano. Temos tanto material de sensações e sentimentos à disposição que, não raras vezes, fica abafado na forma de defesa pelo simples fato de não sabermos lidar com ele.

Acabamos sendo reféns de nós mesmos e daquilo que se expressa como material emocional. Assim, quanto mais estreitarmos a nossa experiência de vida com os vários sentimentos, seja através de terapia, seja por meio de outras ferramentas, conseguimos dar voz a eles e não permitimos que aquilo que não é falado possa se transformar em somatização no corpo físico. É dessa forma que começam as doenças em sua maioria.

Portanto, sentir é o que nos caracteriza como humanos, perceber a brisa leve nas noites de verão, sentir a dor que o outro está envolto, abraçar alguém querido através do carinho e do amor. O melhor sempre é deixar passagem para os sentimentos virem à tona de uma forma a reconhecer que eles fazem parte da vida, compreendendo que eles falam muito sobre nós. Só compreendemos com consciência depois de dar a luz aos nossos fantasmas. Experimente e sinta.

Acompanhe
nossas
redes sociais