O que esperar  de 2023?

Opinião

Fernando Röhsig

Fernando Röhsig

Consultor empresarial

O que esperar de 2023?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nesta época do ano, muitas organizações dão início à programação do ano seguinte. Além de prever como será o término de 2022, é hora de preparar a empresa para o que pode ocorrer ao longo de 2023 nos seus mercados consumidores e também internamente, nas atividades empresariais. Quais parâmetros se deve usar neste momento de planejamento?

Normalmente, a área de vendas será a responsável por informar a estimativa de receitas. É preciso prever o volume de vendas de produtos ou serviços, locais, frequência, ocasião e preço unitário desses bens. Com esses dados, será possível estimar o total de faturamento e a receita líquida. A partir dos planos comerciais, é feito o desdobramento para o plano de produção e das demais despesas e receitas.

Um olhar detalhado sobre o planejamento tributário é importante pois, dependendo do regime escolhido, os impactos sobre a receita líquida, lucro bruto ou lucro líquido podem se alterar. Provisões judiciais, inadimplência, perdas ou ganhos não operacionais merecem atenção, mesmo sendo mais difíceis de prever.

O resultado deste trabalho de planejamento é o que se chama orçamento gerencial. Há softwares com módulos específicos para este tipo de atividade e, dependendo do tamanho da organização, ferramentas como o Excel e o PowerBI podem ajudar. O importante é tentar estimar o que se espera com o orçamento e depois medir o que foi alcançado por meio de um demonstrativo de resultado do exercício. Aquelas organizações que conseguem planejar o orçamento e simular os efeitos, sejam positivos ou negativos, no seu balanço patrimonial e no fluxo de caixa saem na frente e, com isso, podem antecipar movimentos.

Além desses fatores internos, é preciso também planejar considerando aspectos externos à empresa. O que podemos buscar no mercado? Como serão os preços da concorrência? Inflação, taxa de juros, variação cambial? E os volumes de importações e exportações? Níveis de emprego, desemprego e renda? A pandemia realmente terminou? E a Guerra na Ucrânia? Bolsonaro ou Lula? Leite ou Onyx? São muitas perguntas, e a maioria delas são variáveis que não conseguimos controlar. Como administrar, liderar, empreender, planejar e decidir nessas circunstâncias?

Se você está em posição de liderança, é nesta época do ano que se planeja o que esperar do próximo ano. No quadro abaixo, o Relatório Focus de 14/10/2022 apresenta os indicadores com as previsões para o final de 2022 e também para dezembro de 2023. É comum haver erros nestas previsões, por isso a sugestão é acompanhar semanalmente a publicação. O relatório é gratuito e está acessível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/inscricao_focus

Essas previsões podem ser usadas como um guia, mas o líder não pode apenas “esperar” por 2023. Não há como esperar por algo que não controlamos. O mais importante é seguir uma estratégia e monitorar constantemente as variáveis, adaptando e flexibilizando o que é possível para capturar mais valor para a organização com as informações disponíveis.

O líder precisa saber questionar sua equipe e compartilhar a visão para aproveitar as melhores oportunidades. O principal benefício do planejamento é estar sempre preparado para mais de um cenário, seja bom ou ruim. São as tempestades que forjam os grandes navegadores!

Acompanhe
nossas
redes sociais