LUGAR PARA EMPREENDER: Airton Seguros foi fundada em Lajeado pelo perfil acolhedor da cidade aos novos negócios

Lajeado Empreendedora

LUGAR PARA EMPREENDER: Airton Seguros foi fundada em Lajeado pelo perfil acolhedor da cidade aos novos negócios

Inaugurada em 1996 por Airton Paulo Bernhard, empresa inovou em processos no setor e expandiu operação para o centro-oeste do Brasil

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Outubro de 2022 às 10:01

LUGAR PARA EMPREENDER: Airton Seguros foi fundada em Lajeado pelo perfil acolhedor da cidade aos novos negócios
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O lugar para empreender. É assim que Airton Paulo Bernhard, nome à frente da Aírton Seguros, define Lajeado, a cidade que escolheu para morar e começar seu negócio há 26 anos. E essa decisão ainda nos anos 1990 passou por uma característica que se tornou extremamente valorizada no século 21: a diversidade.

“Lajeado é uma cidade mais aberta, com uma miscelânea de povos, de pessoas, e mais aberta que outros locais. A receptividade de Lajeado, para quem vem empreender, é muito grande”, avaliou o empresário natural de Sobradinho, no Centro do Estado. Durante toda a infância ajudou seu pai em um empreendimento popularmente conhecido como “bodega”, que reunia de sorvetes a ferramentas. Essa experiência foi levada na hora de se mudar para Santa Cruz e cursar Administração, na UNISC.

Contudo, a jornada acadêmica foi interrompida pela necessidade de sobreviver. As circunstâncias o levaram a se dedicar ainda mais a área de vendas, setor que se inseriu após deixar um cargo de gestão em uma empresa de contabilidade. “Não conseguia ficar dentro de um cubículo. Eu precisava da rua. Hoje, posso dizer que consegui essa liberdade”, avalia Airton.

O caminho trilhado no setor de vendas o levou a trabalhar durante muito tempo na Itaú Seguros. Quando lhe foi proposto empreender e abrir uma unidade própria, ele sabia que tinha que ser em Lajeado. “A gente fez a vida acontecer em Lajeado. Começamos pequenininhos. Vendíamos seguros para comprar itens para a corretora. Hoje, temos uma base ampla de clientes no centro-oeste do Brasil, no ramo de seguro de transporte”, explica.

Esse crescimento exponencial para uma nova região do país até colocou uma pulga atrás da orelha de Airton quanto a possibilidade de começar uma jornada em outra região, mas outros aspectos pesaram na decisão de continuar em Lajeado. “Eu estaria afastado dos meus filhos, das pessoas com que convivemos e dos amigos que cultivamos quando você cria laços com uma cidade”, reflete.

Conhecida por inovar no setor – foi uma das primeiras a disponibilizar aplicativo para os clientes -, a Airton Seguros está atenta às tendências que não chegaram ao grande público, como seguros de responsabilidade civil tão necessários para a nova realidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De qualquer forma, Airton tem convicção que o atendimento humanizado proposto por corretores seguirá necessário, assim como Lajeado seguirá sendo a cidade onde seus negócios se desenvolverão.

 

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais