A visita do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Luiz Fernando Záchia, e do diretor administrativo da concessionária, André Arnt, serviu de oportunidade para o prefeito Marcelo Caumo apresentar a proposta de estender as pistas adicionais da ERS-130 até o acesso à BR-386.
Ambos estiveram em Lajeado na manhã de ontem, para uma vistoria técnica das adaptações em curso no trecho urbano da rodovia estadual. As obras no trevo próximo a indústria BRF, no bairro Moinho, e visam reduzir os engarrafamentos no início da manhã e no fim da tarde.
Conforme o prefeito Caumo, o município fez um pré-projeto com alguns detalhes do que é preciso para estender as faixas adicionais em execução até o acesso a BR-386.
“É algo ainda muito incipiente. Apresentamos a ideia. E o presidente da EGR ficou de avaliar. Só teremos uma posição mais clara sobre se há viabilidade dentro de dez dias”, acredita.
De acordo com ele, ainda é cedo para se falar em orçamento. Mas a ideia da negociação é elaborar um convênio em que a estatal assumiria metade do investimento enquanto o poder público de Lajeado a outra parte. Em uma análise preliminar, seriam necessários no mínimo R$ 6 milhões para garantir a melhoria.
Planejamento viário
O vereador e engenheiro do setor de projetos do Executivo, Isidoro Fornari, também esteve na visita com os diretores da EGR. De acordo com ele, a ampliação das vias marginais resultaria no fim dos pontos de conflito na área urbana, em especial nas proximidades da Avenida dos 15.
“Ter esse investimento é um ganho para a infraestrutura viária tanto do município quanto do Estado.”
Pelo projeto do Executivo, as faixas adicionais teriam 8 metros de largura e o sentido respeita o fluxo da rodovia. “Serão duas novas pistas, uma em cada lado da 130.”
Outro detalhe da proposta também é quanto a futura duplicação da rodovia. “Estamos prevendo uma distância para que esse investimento não interfira na ampliação futura da 130.”
Atraso no cronograma
As adaptações no trânsito nas proximidades do trevo da 130 no bairro Moinhos começaram em fevereiro. Pelo cronograma, a entrega ocorreria até o fim deste ano. O presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, admite que não será possível terminar a obra no prazo previsto. De acordo com ele, as chuvas de setembro atrasaram o trabalho. Projeta a conclusão para fevereiro de 2023.
O investimento é de R$ 11,8 milhões. As novas rotatórias têm o objetivo de organizar as passagens de acesso para a rua Carlos Spohr Filho. A rótula existente hoje será destruída. Já o túnel será construído cerca de 200 metros da rótula atual e fará a ligação entre os bairros Moinhos e Moinhos d’Água.

Presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, e o diretor André Arnt estiveram em Lajeado e admitiram atraso para conclusão da obra entre o trevo próximo a BRF até o bairro Montanha. Crédito: Henrique Pedersini