A cultura  e os dados

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A cultura e os dados

Por

O programa Frente e Verso de ontem foi apresentado nos ambientes do Clube Tiro e Caça, onde ocorre o Data Driven Experience, evento idealizado pela empresa BIMachine. A temática em debate é a cultura “data driven”, que estabelece a tomada de decisões, estratégias e processos com base em dados e inteligência artificial.

Fato é que as ferramentas estão presentes nas principais corporações mundiais, gerando lucro e assertividade, e o empresário que não se atentar às novidades deste mercado pode ficar para trás. Acima de tudo, precisamos sensibilizar os nossos empreendedores sobre a importância do tema para o dia a dia dos negócios. É um caminho sem volta. Só o “feeling” não garantirá o sucesso de amanhã.


G18 e os candidatos

O encontro entre 13 prefeitos do G18 com o candidato Eduardo Leite (PSDB), realizado na noite de terça-feira (fotos), repercutiu nos bastidores da política regional e estadual. Lá estavam os representantes de Encantado, Doutor Ricardo, Capitão, Coqueiro Baixo, Roca Sales, Anta Gorda, Ilópolis, Itapuca, Arvorezinha, Putinga, Guaporé, Vespasiano Correa e Dois Lajeados.

Os gestores de Nova Bréscia, São Valentim e Relvado estavam na lista, mas na última hora surgiram outros compromissos e eles não foram até Porto Alegre. Ou seja, é um movimento que chama a atenção em meio à acirrada disputa eleitoral.

Na foto encaminhada à imprensa, muitos prefeitos presentes aparecem ao lado de Leite com adesivos de campanha do tucano. Outros estavam mais discretos na imagem. Como por exemplo, o prefeito de Anta Gorda e presidente do G18, Xico Frighetto.

Sobre isso, aliás, Frighetto postou um recado em suas redes sociais e lembrou que o mesmo G18 também se reuniu com o outro candidato ao governo do RS, Onyx Lorenzoni (PL), durante visita do ex-ministro ao Vale do Taquari, em julho passado. Nas entrelinhas, ele quis dizer que a reunião de terça-feira não foi um encontro entre apoiadores do tucano. E todos entenderam.


Lula no RS

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou outra vez o Rio Grande do Sul na tarde de ontem. O presidenciável concedeu entrevista coletiva no Hotel Plaza São Rafael e depois realizou caminhada pelas ruas de Porto Alegre. E por lá estavam alguns correligionários do Vale do Taquari. Entre eles, o ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT), e também o vereador de Lajeado e provavel candidato a prefeito em 2024, Sérgio Kniphoff (PT).


Evento do PT é transferido

O PT regional solicitou na segunda-feira a reserva do plenário da câmara de vereadores de Lajeado para realizar um evento suprapartidário de apoio à candidatura de Lula. A resposta foi positiva. O evento estava agendado para ocorrer no local amanhã, às 19h.

Entretanto, o ex-candidato a deputado federal e um dos protagonistas do PL regional, Felipe Diehl, entrou em contato com a assessoria do Legislativo lajeadense para questionar a legalidade do encontro partidário. Logo após, o coordenador regional do PT, Jones Fiegenbaum, foi informado sobre a impossibilidade de utilizar o espaço público. Diante disso, a manifestação foi transferida para a sede da Associação Atlética Municipal. A data e o horário permanecem iguais.


A primeira-dama e o racismo

A primeira-dama de Lajeado se envolveu em uma polêmica nas redes sociais, um ambiente muitas vezes imprevisível. Ela publicou um vídeo para opinar sobre o ato racista contra o Seu Jorge, cometido por expectadores de um show dele em Porto Alegre.

E os argumentos dela foram duramente criticados por internautas do Brasil inteiro, que inundaram sua página no Instagram para questioná-la e ofendê-la. E sem pré-julgamentos, creio que restou uma lição para todos que acompanharam o fato: opinar sobre as dores dos outros sempre exigirá o máximo de empatia, bom senso, discernimento e, claro, prudência. Caso contrário…


TIRO CURTO

• Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes reforçou nesta semana que o “assédio eleitoral no ambiente de trabalho é crime e será combatido pela Justiça Eleitoral”. O Ministério Público do Trabalho (MPT) já registra 440 denúncias de assédio de empresas a funcionários para induzir o voto. O número é o dobro da eleição anterior.

• Custei a acreditar. Mas Lula, um ex-chefe de Estado que já se reuniu com os principais líderes mundiais da história contemporânea, chamou Jair Bolsonaro (PL) de “Bozo”, durante sua participação no podcast Flow, na terça-feira. Foi mais uma pueril tentativa de “lacrar” por parte do ex-presidente. Aliás, todos os debates estão pendendo para esta lógica superficial e tola. É uma pena.

• Ainda sobre o podcast, que atingiu recorde de visualizações após intensa campanha nas redes sociais, Lula escorregou feio e criou um ruído com a comunidade LGBTIA+. Ao falar sobre notícias falsas contra si, ele afirmou. “As coisas absurdas que eles inventam todos os dias não têm critérios. Eles são capazes de dizer que você nasceu mulher e, depois, virou homem”.

• A Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) se tornou mantenedora do projeto +PraTI, que é uma iniciativa da sociedade, sem fins lucrativos, e que busca capacitar novos talentos para o mercado de TI.

• Vereador do PP e com muito boa relação com o Partido Novo, Alex Schmitt encaminhou um requerimento ao Executivo de Lajeado. Ele quer “informações sobre o funcionamento das câmeras de monitoramento municipais, especificando aquelas que tiveram o funcionamento e o registro de imagens prejudicados nos últimos 90 dias e os respectivos períodos onde não houve captação ou armazenamento de imagens”.

• Já o vereador lajeadense Carlos Ranzi (MDB) solicita envio de ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura. Ele quer saber a “justificativa para a não realização de capina e roçada nas vias municipais”.

Acompanhe
nossas
redes sociais