Ansiedade pré segundo turno

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Ansiedade pré segundo turno

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Você está ansioso e não vê a hora do segundo turno da eleição chegar? Imagino que boa parte dos leitores esteja assim. Tenho conversado com muitas pessoas, e a ampla maioria se diz esgotada, ansiosa, tensa e à beira de um ataque de nervos. Alguns têm enfrentado falta de ar, insônia e medo. Será que a reta final de campanha em segundo turno, polarizada e raivosa, gerou uma espécie de ansiedade coletiva nos brasileiros? Ufa, que dia 30 chegue logo.


Homenagem pela votação

Em Taquari, num evento suprapartidário com a presença de lideranças do PT, PSB, PDT, Psol e MDB, Maneco Hassen foi surpreendido pelos apoiadores com uma placa comemorativa aos 34.532 votos obtidos na eleição.

Na foto, o candidato está com o coordenador regional do partido, Jones Fiegenbaum. O presidente do PT estadual e o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busato (MDB), estiveram presentes.


Sem perdão

Em Anta Gorda, região alta do Vale, Bolsonaro e Onyx foram os mais votados no primeiro turno. Prefeito, vice e boa parte dos vereadores da cidade são apoiadores do PL, partido dos dois.

Nesta semana, Ronaldo Carlesso, presidente do partido local, fez uma postagem em suas redes sociais com o seguinte conteúdo: “Em época de campanha política até importar rua de município vizinho (Arvorezinha) pode?”. No material de campanha do candidato Eduardo Leite, foi citado investimento de asfalto em rua de Anta Gorda. Mas a via em questão fica em Arvorezinha. Pode e deve ter sido equívoco da assessoria, mas neste momento, todo erro vira gigantesco. A postagem viralizou na cidade.


Saco cheio

A expressão é chula, mas corriqueira nesta época de eleição. A essa altura, candidatos e um número expressivo de eleitores estão com o popular saco cheio. Os primeiros não aguentam mais debates, entrevistas e agenda com eleitor, e os segundos querem que tudo termine de uma vez. O problema será ter que administrar a ressaca eleitoral depois. E terá.


Apoio de milhões

Os artistas que estiveram em Brasília e abriram apoio ao presidente Bolsonaro nesta semana possuem, juntos, mais de 165 milhões de seguidores no Instagram, Twitter e Facebook. Lula tem grande apoio no setor artístico da TV, entre atores e apresentadores. Podem fazer a diferença em uma eleição tão apertada. Para ambos.


Eleição paralela

Além de votarem para presidente e governador, eleitores de três cidades gaúchas escolherão também seus novos prefeitos. Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre-Rios do Sul farão eleição suplementar no dia 30 de outubro, no mesmo dia em que está prevista a realização do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Os prefeitos e vices destes municípios, eleitos há dois anos, foram cassados.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais