Bolsonaro legitima Lula

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bolsonaro legitima Lula

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O meu voto já está decidido e o debate do domingo não mudou em nada as minhas convicções. Da mesma forma, este singelo artigo não tem qualquer pretensão de sugerir voto ou alterar a decisão de eleitores. Torço para que cada um siga os seus próprios valores e propósitos e, de minha parte, vou sempre respeitar a decisão individual e o resultado gerado pelos anseios da maioria dos brasileiros votantes. Doa a quem doer. Dito isso, gostaria de apenas compartilhar o meu sentimento pós-embate entre os presidenciáveis. E a minha sensação é essa: Bolsonaro enfim legitimou a candidatura de Lula.

Eu explico. É claro que a candidatura do petista é legítima. Afinal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é quem decide tal questão, e não o seu principal adversário. Da mesma forma, é claro que a candidatura do ex-presidente já estava legitimada por milhões de eleitores. Mas é fato, também, que a ala mais radical dos bolsonaristas ainda insistia na tática de deslegitimar a campanha de Lula, especialmente pelo fato dele ter sido condenado na famigerada Operação Lava Jato. Para tal, a ideia era não debater propostas ou ações de governo com o petista, e se limitar a relembrar os crimes atribuídos a ele.

No debate de domingo, porém, a tática mudou. Bolsonaro foi mais “light” com o adversário e até ensaiou alguns sorrisos direcionados ao petista. Em determinado momento, e com uma pequena dose de tensão, o atual presidente colocou a mão sobre o ombro do ex-presidente, naquilo que parecia uma tática de linguagem (ou domínio) corporal, e que atestou a diferença de altura entre os dois candidatos. Mas o fato é que Bolsonaro debateu propostas e ações de governo com Lula, e deixou em segundo plano os ataques pessoais de outrora. Com isso, e na minha humilde opinião, ele legitimou a candidatura adversária.

Crédito: Reprodução/Rede Bandeirantes


Quem será o Ministro?

Jair Bolsonaro (PL) foi astuto ao questionar Lula (PT) sobre a composição, em caso de vitória, do quadro ministerial. O atual presidente perguntou quem será o Ministro da Economia em um eventual governo do petista. E o ex-presidente titubeou e fugiu da questão. Com isso, o tal “mercado” segue bastante desconfiado e apreensivo acerca do futuro econômico da nação.


MP e o DAER

O Ministério Público recebeu uma denúncia contra o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e instaurou um inquérito civil para verificar uma obra supostamente incompleta na RS-128, em Bom Retiro do Sul. O investimento é superior a R$ 1,8 milhão, e a queixa chegou até a promotoria de Justiça por meio do vereador João Batista Ferreira (PSB).


Lula volta ao RS

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nova visita ao Rio Grande do Sul. O ex-presidente estará em Porto Alegre nesta quarta-feira, a partir das 10h, para realizar uma caminhada com apoiadores. O início da manifestação ocorre no Monumento dos Açorianos. Na semana passada, o adversário, Jair Bolsonaro (PL), visitou a cidade de Pelotas.


Crédito: Divulgação

Parklets em Lajeado

Após uma série de debates no Legislativo, que perdurou por alguns longos meses, a cidade de Lajeado deve receber o primeiro parklet (extensão da calçada) nas próximas semanas. Há cerca de um mês, o governo municipal publicou um edital para divulgar dois pedidos de instalação por parte de empreendedores locais, e abrir espaço para eventuais questionamentos acerca da estrutura.

Ao que tudo indica, não houve contestações mais contundentes. Dito isso, um dos pontos deve ficar na Rua Germano Berner, e o outro na Rua Tiradentes (foto), esquina com a Av. Alberto Pasqualini. Aguardemos!


TIRO CURTO

• Em Estrela, o vereador Marcio Mallmann (PP) solicita a remessa de correspondência à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Ele exige, e com razão, o recapeamento asfáltico na Rota do Sol, no entroncamento com a Rua João Fell. Por lá, e como é de praxe nas rodovias concedidas à EGR, a situação atual é precária e os riscos são constantes no trecho.

• O governo de Estrela agendou para o dia 16 de novembro o processo licitatório final para a contratação de “empresa especializada para executar os serviços de construção da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro das Indústrias. A abertura das propostas ocorre a partir das 9h.

• O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), sancionou a lei que concede desconto no IPTU para clubes ou entidades esportivas, sociais, culturais e recreativas, sem fins lucrativos. De acordo com a nova legislação, proposta pelo Executivo e aprovada no Legislativo, o desconto será de até 80%. Em contrapartida, os respectivos espaços precisam ceder as dependências para (ao menos) 360 horas por ano para realização de projetos por parte da municipalidade.

• A 32ª Rústica de Natal de Lajeado está confirmada para o dia 4 de dezembro, com largada no Parque dos Dick. A tradicional competição é idealizada pelo poder público municipal.

• Já no dia 26 de novembro de 2022 está projetada uma etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem em Lajeado. O evento ocorre próximo ao Porto dos Bruder.

• O governo de Lajeado também anuncia o prazo para Acolhimento de Propostas Comerciais para contratar empresa responsável pelo conserto do telhado do ginásio 1 do Parque do Imigrante. Lembrando que a Expovale + Construmóbil 2022 já ocorre no mês que vem.

Acompanhe
nossas
redes sociais