Um basta à homofobia!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um basta à homofobia!

Por

O ser humano avançou e muito nos últimos anos. Aos poucos, as piadas e brincadeiras comuns em tempos de outrora dão lugar ao necessário respeito entre as mais variadas opções sexuais que transitam em nosso dia a dia. E isso é o mínimo que se espera de uma sociedade dita civilizada. Afinal, desrespeitar ou simplesmente questionar a preferência sexual do outro diz muito mais sobre si mesmo.

Infelizmente, porém, o preconceito ainda impera em determinadas alas sociais, provando ao mundo que é preciso, sim, debater o espinhoso tema de forma contundente. Da mesma forma, é preciso punir com rigor quem ainda insiste na grosseria e na pulverização do ódio às diferenças. Com ou sem pedido de desculpas.


Um ano do APL

A reunião de constituição do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari ocorreu no dia 13 de outubro de 2021, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Nessa quinta-feira, o evento histórico completou um ano. Hoje o núcleo possui 31 empresas associadas, e o objetivo é angariar ainda mais participantes nos próximos meses, com o propósito de garantir maior desenvolvimento econômico na região, aprimorar o conhecimento das empresas participantes, e contribuir para a melhoria da cadeira produtiva por meio da troca de experiências. Parabéns aos atores envolvidos. E vida longa ao APL!


Cisne Branco em Lajeado

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a administração municipal convidam a comunidade regional para o passeio inaugural do barco Cisne Branco na cidade. O evento ocorre no dia 11 de novembro, às 20h30min, e dura em média duas horas.

A saída será no Porto dos Bruder, e o custo por pessoa é de R$ 135. A atração faz parte da programação oficial da Expovale + Construmóbil 2022. E o mesmo passeio deve ocorrer na outra margem do Rio Taquario, durante a realização da Estrela Multifeira 2023.


EGR e Boa União

A novela sobre os acessos aos bairros Boa União e Pinheiros, em Estrela, parece uma trama sem fim. Na lida reporteira, eu já perdi a conta de quantas matérias (e promessas) já foram realizadas sobre o famigerado tema. Desta vez, chega à redação mais uma informação sobre a problemática do trevo de acesso àquela localidade.

Na foto, representantes da alta cúpula da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e da administração municipal estrelense aparecem sorrindo para o fotógrafo. Uma imagem otimista frente ao pessimismo que permeia o assunto. A promessa (mais uma) é de uma rótula naquele trecho da Rota do Sol. Aguardemos!

Foto: Divulgação


PT, PSDB, PP, MDB e União Brasil

É uma foto histórica. A reunião suprapartidária ocorreu na tarde dessa quinta-feira, no comitê montado em Lajeado para angariar apoiadores para a campanha de Eduardo Leite (PSDB) ao governo estadual. Na imagem, representantes do PP, PSDB, MDB, PT e União Brasil aparecem unidos em prol do candidato tucano. Resta saber se a união será a mesma no momento de apoiar um candidato a presidente. E a principal dúvida é: será que o PT regional vai se unir com apoiadores de Jair Bolsonaro (PL)?


Novo prédio do Foro de Estrela

Integrantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul receberam, no fim da tarde dessa quinta-feira, a visita da comitiva de autoridades de Estrela. O grupo contou com a presença da Diretora do Foro da Comarca de Estrela, Juíza de Direito Caren Letícia Castro Pereira, e do prefeito, Elmar Schneider. Na ocasião, os líderes municipais trouxeram sugestões às instalações do Judiciário na cidade, cuja obra original estava prevista para a área da antiga Cervejaria Polar, mas que fora revogada após apelos populares.

A comitiva sugere a doação de terreno para construção do novo prédio para o Foro. A área escolhida fica na rua Bruno Schwertner, entre a sede da OAB e o futuro Centro Cultural Celso Brönstrup, que deve ser inaugurado nas próximas semanas. Também participaram da audiência o Corregedor-Geral da Justiça, Giovanni Conti, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Francisco José Moesch, os Juízes-Corregedores Luís Antônio de Abreu Johnson e Bruno Massing de Oliveira, e o Presidente da Subseção da OAB, Rafael Godinho.


TIRO CURTO

• O primeiro debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) no segundo turno ocorre neste domingo, dia 16 de outubro. Os candidatos estarão frente a frente no estúdio da Band, em São Paulo, a partir das 20h. Ou seja, o país deve parar para assistir ao provável bate-boca e troca de farpas entre os dois principais personagens do recente antagonismo nacional.

• Em Teutônia, o vereador Marcio Vogel (MDB) pediu licença de 15 dias, a partir deste sábado. E quem assume a cadeira é o suplente Ronaldo Machado (MDB).

• O governo de Estrela estuda a reforma de uma área no cais do porto para construir um espaço semelhante ao Parque da Lagoa.

• Em tempo, pouco importa quem será a primeira-dama do Rio Grande do Sul a partir de janeiro de 2023. O que importa, aos gaúchos e gaúchas de todas as querências, são as propostas e propósitos do novo governador. Todo o resto é um armazém de secos e molhados, por vezes grosseiro, e que já não deveria fazer parte de um debate político. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais