Alimentação inclusiva

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Alimentação inclusiva

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O eixo do Pro_Move Lajeado ligado ao setor de alimentos anuncia a 2ª Noite da Alimentação Inclusiva. O evento ocorre no dia 27 de outubro, a partir das 20h, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

No evento, serão servidos alimentos que genuinamente respeitam determinadas restrições alimentares, e mesmo assim conservam sabores e aromas de dar água na boca. No cardápio pra lá de especial, rodízio de pizzas sem glúten, lactose e leite. Vale a pena conferir. Mas é bom correr, vivente. As vagas são limitadas.


Prêmio e sensibilização

Raica Franz Weiss e Bibiana Faleiro

O Grupo A Hora celebra mais um prêmio jornalístico. No sábado, as repórteres Bibiana Faleiro (d) e Raica Weiss (e) foram agraciadas com o troféu “Excelência Editorial 2022”, concedido pela Associação dos Diários do Interior (ADI) em parceria com a Fecomércio/RS.

A matéria premiada retratou o drama de pessoas que sofreram (e ainda sofrem) com as sequelas da poliomielite. Uma dura realidade que precisa ser evitada a qualquer custo. E a reportagem serve como uma ferramenta de sensibilização para que possamos melhorar nossos índices de vacinação contra a doença.

LEIA TAMBÉM: Reportagem do A Hora vence prêmio em concurso estadual

Luta contra a pólio: mais de 400 crianças não foram vacinadas no Vale


Logística em debate

O Porto de Estrela recebe hoje o 1º Congresso de Logística dos Vales. O evento ocorre a partir das 8h30min, e se estende até o fim da tarde. Em pauta, inovações, problemáticas, soluções e desafios para um dos principais setores econômicos dos vales do Taquari e Rio Pardo, e que reúne algo em torno de cinco mil profissionais.

É o inicio de um interessante movimento, com potencial para se tornar referência no sul do Brasil. Mas, além de reunir diversos especialistas em diferentes áreas, o evento precisa instigar gestores públicos e empresários para uma demanda que insiste em não avançar: o reaproveitamento do nosso modal hidroviário. Na minha humilde opinião, esse é o principal desafio para a recém-criada E-Log.


TJ-RS em Teutônia

Integrantes da Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) visitaram o Foro da Comarca de Guaporé. O encontro ocorreu ontem. A comitiva, liderada pela Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, foi recebida pelo Diretor do Foro, Juiz João Carlos Inácio.

Ela também participou da Aula Magna do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Campus Guaporé. “Os principais desafios e perspectivas do Judiciário Gaúcho na sua prestação jurisdicional em tempos de crise” foi o tema da palestra dela. Hoje a comitiva do TJ irá se deslocar  ao Foro da Comarca de Teutônia, com recepção coordenada  pela diretora do Foro, juíza Patrícia Stelmar Netto.


Bolsonaro no RS

O Rio Grande do Sul será o destino dos presidenciáveis nesta semana. Jair Bolsonaro (PL) visita hoje a cidade de Pelotas, na região sul do Estado. O atual presidente deve chegar às 14h, e seguirá para o Centro de Eventos da Fenadoce. Às 14h30min está prevista uma agenda com prefeitos.

A expectativa é reunir cerca de 150 gestores, afirma o candidato a governador pelo PL, Onyx Lorenzoni. Já nesta quinta-feira, dia 13, haverá ato em Porto Alegre em apoio ao também candidato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento ocorre na FETRAFI, mas sem a presença do ex-presidente.


“Nenhum voto a Onyx”

O Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestou de forma oficial sobre o segundo turno das eleições estaduais. Em manifesto divulgado aos correligionários, imprensa e curiosos, a direção da sigla sustenta que “de um lado há um candidato que representa o extremismo de direita, e de outro uma candidatura que não assume lado na disputa nacional”.

Sendo assim, cita a nota, o PT “orienta sua militância a focar no que é central, a eleição de Lula”, e também “orienta o combate sem tréguas ao Bolsonarismo no Brasil e no Rio Grande do Sul, através dos seus representantes”. Por fim, a resolução política afirma: “Nenhum voto a Onyx”. Ou seja, a orientação indireta é apoiar Eduardo Leite (PSDB)


TIRO CURTO

• O próximo encontro do Crie Oportunidades ocorre hoje. O evento, realizado pela Rede de Carreiras da Univates, objetiva possibilitar o encontro entre empresas, estudantes e diplomados das diversas áreas de ensino da instituição. A atividade é gratuita e acontece na sala 401 do Prédio 9. Participam as empresas DiHellen, Languiru, Imec, Demander, Hassmann, Minuano, Diersmann, Hospital Ouro Branco, Interact e Fruki.

• Um grupo de mulheres do PDT (entre elas a mulher do ex-governador, Alceu Collares) se reuniu declarar apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni, ambos do PL.

• Na manhã de ontem, deputados, prefeitos, dirigentes e militantes do PP lotaram o auditório principal da sede do partido, em Porto Alegre, para recepcionar o candidato a governador Onyx Lorenzoni (PL). No ato, ele recebeu oficialmente o apoio da legenda no segundo turno. Entretanto, diversos líderes Progressistas do Vale do Taquari já manifestaram (de forma direta ou indireta) apoio ao adversário de Onyx, Eduardo Leite (PSDB). E agora?

• A Assembleia Legislativa do RS retoma hoje as deliberações em plenário, após 50 dias sem votação de projetos.

Acompanhe
nossas
redes sociais