O governo municipal recebeu nesta semana da câmara de vereadores a indicação e sugestão de abertura e prolongamento em 200 metros da rua da Liberdade no bairro Bela Vista até a rua João Antônio Rauber no bairro Rui Barbosa. A proposta é discutida há pelo menos dois anos entre moradores que defendem a ligação que pode desafogar o trânsito pelas vias estaduais.
A rua da Liberdade foi nomeada em agosto de 2018 após a construção do Loteamento Monte Belo e Bela Vista II. A ideia de estender a rua é liderada pelo arquiteto e vereador suplente Pedro da Silva. Ele já atuou por 20 anos na secretaria de Planejamento e defende a ligação entre bairros.
Ele assumiu, na última semana, o espaço de Cesar Kortz (MDB) e apresentou a indicação. “A ideia é criar um novo caminho, como já foi feito entre o centro e a Bela Vista com a abertura da Juscelino Kubitschek e ligação das ruas Esperança e Jorge Amado”. Segundo Silva, já houve discussões com o governo municipal mas a ideia não evoluiu.
Silva destaca que a abertura da rua depende de uma negociação com os proprietários. A ideia é que o traçado passe entre as divisas. O projeto criaria também uma rota alternativa aos moradores de Picada Arroio do Meio e Linha 32 que poderiam fazer o deslocamento de máquinas pesadas até o centro sem a necessidade de acessar a VRS-811 e o trevo da ERS-130.
Exemplos
Silva e outros proprietários citam como exemplo o projeto feito na rua Dom Pedro II e Juscelino que foi recentemente asfaltada e também a abertura da rua Esperança que inicia na Julia Calçados e segue até a Jorge Amado. “Foram ruas abertas, que tiveram um intenso fluxo de veículos e com o tempo foram pavimentadas e tornaram-se vias importantes de circulação”. Naquele trecho, de 2018 até 2020 houve intervenções como a construção de uma ponte sobre o Arroio Grande, calçadas de passeio e sinalização.
Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Rafael Black, a abertura depende do interesse social e de uma negociação com proprietários envolvidos e loteadores, pois o município deve seguir a legislação vigente e o plano de mobilidade urbana e o plano diretor. Em determinadas situações é necessário seguir regramentos com metragens larguras e placas de identificação. O município pretende avaliar as propostas e a ideia dos moradores.