Tradições e tradições

Opinião

Bibiana Faleiro

Bibiana Faleiro

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Tradições e tradições

Por

Não importa a religião, o país ou de que família viemos, todos nós carregamos tradições. Seja colocar uva passa no arroz de Natal, enfeitar a casa para a Páscoa, ou trocar presentes nas datas comemorativas.

Mais do que isso, nossas tradições também são carregadas de simbolismos e, nesse caso, cada um tem um significado diferente em cada contexto familiar. Ao longo das gerações, tem coisas que começam a ficar enraizadas. E aí, todos já sabem que os filhos e netos de sobrenome “tal”, costumam fazer isso ou aquilo.

Na minha casa, por exemplo, é costume agradecer antes de qualquer refeição. Sempre que um da família compartilha uma conquista, é noite de xis. Isso, desde a época de receber os boletins escolares – as boas notas eram sempre aguardadas. Entre os primos, é costume que no amigo secreto de fim de ano, cada um faça o próprio presente para a pessoa sorteada. E por aí vai.

No caso das debutantes, como as histórias que contamos nas páginas 6 e 7 desta edição, não é diferente. Todo o baile é um rito de passagem, e segue as regras da tradição. Muitas vezes, a troca da sapatilha pela sandália de salto. A apresentação para a sociedade feita pelo pai, a dança com o par. Tudo isso pode parecer ultrapassado, mas carrega muito da tradição.

E, neste caso, a palavra “antiquado” não se enquadra. Afinal, nada do que nos faz pertencentes a algo é antiquado. Faça sentido a quem fizer, as tradições contam histórias. Muitas vezes, de uma mesma família, e trazem, com ela, conforto, carinho e amor.

Por mais conservadora que a palavra “tradição” pareça ser, acredito que ela seja, na verdade, bastante libertadora. Ela é ensinada pelas gerações passadas, mas é uma escolha das gerações seguintes, segui-la, ou não.

Da forma que for, criar conexões com o nosso passado e futuro, faz o presente ter mais sentido. Dentro de um ritual antigo, ou de novos costumes que vão surgir.

Acompanhe
nossas
redes sociais