Boulevard (e meio ambiente) no Porto

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Boulevard (e meio ambiente) no Porto

Por

Presidente da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl confirma o início das conversas com empreendedores interessados em investir no complexo portuário do Vale do Taquari.

A ideia, ainda incipiente, é construir um boulevard junto ao espaço utilizado recentemente pela organização da Estrela Multifeira, com áreas para restaurantes, gastropub´s, galerias de arte e exposição, e outros empreendimentos para convivência.

Para tal, além da posse definitiva do porto, os mediadores precisam verificar todas as questões ambientais pertinentes, já que o ponto escolhido fica às margens do Rio Taquari. E vamos combinar. É uma excelente ideia!

Crédito: Arquivo A Hora


R$ 15 bilhões água abaixo

De acordo com agentes que atuaram na consolidação da nova hidrelétrica da Cooperativa Certel, junto à eclusa entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, o espaço deixou de movimentar algo em torno de R$ 15 bilhões desde a inauguração da barragem, no fim da década de 70. A informação é extraoficial, e está baseada nas projeções de recursos que serão movimentados a partir da futura geração de energia.

Crédito: Divulgação


Leite é neutro

Onyx Lorenzoni (PL), todos sabem, é eleitor e cabo eleitoral declaradíssimo de Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro e candidato mais votado para governador no primeiro turno sempre deixou claro o posicionamento. Já o adversário, Eduardo Leite (PSDB), que apoiou Bolsonaro em 2018, se declara “neutro” no embate entre o atual chefe da nação e o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele espera angariar apoio de militantes de esquerda e direita. Aguardemos!


Cisne Branco em Estrela?

O tradicional barco Cisne Branco já confirmou diversos passeios a partir da orla de Lajeado, durante a realização da Expovale + Construmóbil 2022. Os preparativos para a atração já iniciaram próximo ao Porto dos Bruder, às margens do Rio Taquari. Nessa semana, por exemplo, a Secretaria de Obras foi até o local para verificar a possibilidade de instalar uma barreira de pneus para evitar o atrito do casco com as pedras.

Vai ser um atrativo e tanto para a principal feira de exposições do Vale do Taquari. E isso não é uma novidade. A notícia nova é a possibilidade da embarcação voltar em 2023, para ser mais uma das tantas atrações previstas para a Estrela Multifeira, realizada na cidade vizinha, nas dependências do porto.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Stanislaw Ponte Preta era o pseudônimo do escritor, cronista e jornalista brasileiro, Sérgio Porto. E uma das suas frases mais célebres segue atual. “A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento”. E não é de hoje.

• Ainda sobre o resultado das eleições, o Vale do Rio Pardo deu mais uma aula de organização política e partidária e elegeu cinco representantes para os parlamentos estadual e federal. O Vale do Taquari não conquistou nada. E muitos agentes políticos daqui usaram da influência pública e fizeram campanha para os agentes políticos de lá. E quem perde é você, contribuinte.

• O governo de Estrela agendou para o dia 20 de outubro o pregão presencial para o “registro de preços de serviços de roçadas em praças, parques, vias públicas, áreas públicas, áreas verdes e terrenos particulares”. E a expectativa é grande.

• Prefeito de Estrela, Elmar Schneider tornou público o voto em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Para isso, ele utilizou as redes sociais. E os demais prefeitos das principais cidades do Vale do Taquari? E os ex-candidatos a deputado estadual?

• É impressão minha ou de fato os apoiadores (e o próprio) de Onyx Lorenzoni (PL) deram uma trégua às urnas eletrônicas após o resultado do primeiro turno? A mesma pergunta eu faço aos eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Pelo jeito, as pesquisas passaram a ser a nova “Geni”.

• O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Lajeado recebeu 276 turistas em setembro. O espaço fica junto ao Parque Histórico, no bairro Alto do Parque. Os registros são referentes aos fins de semana e feriados.

• Pelo jeito, as queixas contra o ex-registrador do Cartório de Imóveis de Estrela tinham fundamentos.

• A senadora Simone Tebet (MDB) defende que o seu partido (classificado de “golpista” pelos próprios petistas entre 2015 e 2016) apoie a candidatura de Lula e não reivindique cargos após uma eventual vitória do ex-presidente. E o povo brasileiro finge que acredita. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais