“Usina na Eclusa será a maior obra da história da Certel”, diz presidente

GERAÇÃO DE ENERGIA

“Usina na Eclusa será a maior obra da história da Certel”, diz presidente

Cooperativa completa 70 anos em 2026, e projeta finalizar construção em data próxima ao aniversário

“Usina na Eclusa será a maior obra da história da Certel”, diz presidente
José Hennemann, presidente da Certel (Foto: Rodrigo Gallas)

A usina hidrelétrica junto à Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul, será a maior obra da história da Certel nos seus 70 anos, diz o presidente, Erineo José Hennemann. A cooperativa completa a marca em fevereiro de 2026, e projeta finalizar a construção em data próxima ao aniversário. A Certel recebeu a licença para instalação na última sexta-feira, 30.

LEIA MAIS: Nova hidrelétrica dobra geração e cria oportunidades ao Vale

O documento foi conferido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Esta é a última etapa burocrática para iniciar a construção, projetada para 2023, com duração prevista de três anos. Foi conferido também à cooperativa a licença prévia da linha de transmissão do empreendimento.

A Usina

O investimento de R$ 250 milhões foi anunciado em agosto. Com estrutura projetada para gerar 35 megawatts (MW) de potência, deve abastecer até 100 mil pessoas. A obra envolverá cerca de 500 trabalhadores e abrir oportunidades de emprego e renda na região. Em comparação com a estrutura no Salto do Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, o complexo na Barragem Eclusa terá vazão 20 vezes maior e supera 440 m³ por segundo. Dessa forma, a cooperativa busca contribuir para a autossuficiência da região e do estado na geração de energia.

Ouça a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais