Desconexão

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Desconexão

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A análise dos votos mostra que a região alta do Vale do Taquari optou de forma predominante pelos candidatos de outras regiões do Estado. E isso não é uma novidade. No pleito geral de 2018, por exemplo, o mesmo movimento já havia chamado a atenção dos articulistas políticos e coordenadores de partidos. Com raras exceções, o eleitor da parta alta não se sente representado pelos postulantes lançados pelas cidades da região baixa do Vale. Isso é compreensível. E não podemos culpar os eleitores.

Ora, se eles não se sentem representados, estamos falhando como um todo. A falha é regional. Acima de tudo, é preciso reconhecer esse ruído e verificar as causas deste indigesto distanciamento. A recente ruptura por parte de alguns prefeitos da região alta, que deixaram a Amvat durante os debates sobre os pedágios, foi apenas o estopim para uma relação que nunca foi tão íntima assim. A desconexão entre as regiões alta e baixa do Vale do Taquari não é uma novidade. É um erro contínuo. E precisa ser sanado.


O trem dos milhões

São previsões. Mas, e de acordo com os organizadores dos passeios de trem pela Ferrovia do Trigo, o produto turístico deve movimentar algo em torno de R$ 8 milhões em 2022, sem contabilizar o valor arrecadado com os ingressos vendidos. O cálculo leva em conta os gastos dos visitantes nas cidades-sedes do passeio, e também em municípios e empreendimentos vizinhos. Hospedagem, gastronomia, serviços em gerais estão na ponta da caneta. Tudo isso ainda é apenas o início de uma jornada de milhões e milhões. E todos ganham.

Crédito: Divulgação


Biodiversidade em debate

A diversidade na produção agroecológica é tema de evento que acontece hoje na universidade do Vale do Taquari (Univates). É o 3º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales, organizado por diversas instituições e aberto à comunidade em geral. O encontro tem como finalidade promover o debate sobre a segurança alimentar e nutricional, e provocar para a necessidade de manter ativa a rede de entidades voltadas à agroecologia nos Vales. Além disso, objetiva promover formação e troca de experiências entre atores sociais. A abertura será às 9h, no auditório do prédio 11.


Chance perdida?

Entre alguns correligionários do PP, um sentimento: Marcelo Caumo (PP) provavelmente seria eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Com uma aprovação (nas urnas) acima de 70% no momento da reeleição, o Progressista também assumiu os riscos e desafios de um líder durante o período mais duro da pandemia, e estava devidamente credenciado para lutar pelo cargo de deputado estadual.

Diversas forças apostavam neste movimento. Mas ele declinou. E a expressiva votação conquistada pela vice-prefeita no pleito do dia 2 de outubro é mais um indício de que o atual gestor tinha plenas chances de ganhar a sonhada vaga. Afinal, faltaram pouco mais de oito mil votos para Gláucia Schumacher (PP) obter êxito na missão.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Crédito: Arquivo/A Hora


TIRO CURTO

• Douglas Sandri (Novo) foi condenado no TRE a pagar R$ 5 mil ao tambem ex-candidato a deputado estadual, Maneco Hassen (PT). O objeto da ação é uma publicação impulsionada no Facebook com críticas ao petista. A decisão é dessa quinta-feira, e foi assinada pela desembargadora Elaine Maria Canto da Fonseca. Cabe recurso.

• O PP estadual indica apoio à candidatura de Onyx Lorenzoni (PL) ao Palácio Piratini. Entretanto, a direção da sigla não vai punir os líderes que apoiarem Eduardo Leite (PSDB). No Vale do Taquari, por exemplo, muitos Progressistas já manifestaram publicamente o apoio ao tucano.

• Ex-governador, Tarso Genro (PT) não titubeou e já defende apoio imediato ao candidato Eduardo Leite (PSDB). O PT gaúcho, no entanto, aguarda definição da direção nacional.

• Eduardo Leite (PSDB) deve ficar em cima do muro com relação ao pleito nacional.

• Lula (PT) e Bolsonaro (PL) devem visitar o Rio Grande do Sul nos próximos dias. O atual presidente projeta visita a Pelotas na semana que vem.

• Paulo Kohlrausch (MDB) já voltou para o comando da prefeitura de Santa Clara do Sul. Ele havia solicitado 60 dias de licença não remunerada para atuar na campanha de Eduardo Leite (PSDB) ao governo estadual. No entanto, ele ficou apenas 35 dias fora.

• Derrotado nas urnas, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Enio Bacci (União Brasil) continua muito próximo ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB).

• O governo de Estrela anuncia para o dia 26 de outubro a abertura das propostas do edital que visa a “construção do Caminho Ecológico” junto ao Rio Taquari, entre a Escadaria e o Parque da Lagoa.

Acompanhe
nossas
redes sociais