Demanda hídrica no  setor agroindustrial do Vale do Taquari – Parte 1

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

Demanda hídrica no setor agroindustrial do Vale do Taquari – Parte 1

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O texto que se segue é uma parte do resultado de pesquisa que realizamos em parceria com a acadêmica Laura Kehl, da Univates, e com o prof. Guilherme Oliveira, da Ufrgs. Um recurso que desperta a atenção da sociedade é a água. A demanda por recursos hídricos, em nível mundial, vem aumentando de forma gradativa e preocupante, tanto para a produção agropecuária e industrial, quanto para o uso doméstico.

O Brasil possui recursos hídricos em abundância, com destaque especial à Região Amazônica, Pantanal, Sudeste e Sul. Esses recursos devem ser conservados para garantir sua qualidade e disponibilidade em períodos futuros, dando prosseguimento para seu uso na produção agrícola, pecuária, indústria e no consumo humano. Ainda que o Brasil possua uma quantidade significativa de recursos hídricos, sabe-se que a distribuição temporal e espacial não é homogênea. Importante considerar a sazonalidade das precipitações e das estiagens que atingem todas as regiões do país.

A água não é bem distribuída espacialmente, tendo regiões com menor disponibilidade desse recurso, em especial, a região nordeste do Brasil. Quando o planejamento e a gestão dos recursos hídricos não consideram a heterogeneidade na distribuição natural da água, frequentemente, são observados grandes prejuízos socioeconômicos.

É de suma importância um gerenciamento eficiente dos recursos hídricos e a adoção de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades da população, de modo a atender aos usos múltiplos da água nas bacias hidrográficas brasileiras. A agropecuária é uma das atividades econômicas mais relevantes da região do Vale do Taquari fornecendo matéria-prima para uma grande parcela das indústrias do setor agroalimentar.

A atividade de pecuária é fortemente dependente de recursos hídricos, utilizando-se de expressiva quantidade de água para alimentação dos animais, dessedentação, higienização dos locais de criação, abate e industrialização de alimentos. A produção de alimento deve aumentar nas próximas décadas para atender à demanda global de alimentos.

A capacidade de produção de alimentos poderá ser limitada pela quantidade de terra e água, cada hectare de terra utilizado terá de produzir rendimentos que são substancialmente maiores do que os níveis de produção atuais. A produção de alimentos é o setor econômico que mais utiliza água no mundo e, especificamente, no Brasil. De acordo com o Plano de Bacia do Taquari-Antas, os setores primários de criação de animais e agricultura irrigada, além dos setores industriais que processam alimentos, apresentam o maior percentual de consumo de água na região, com aproximadamente 75% do consumo total.

Ainda assim, a demanda hídrica no setor agroindustrial é pouco abordada em pesquisas científicas, neste contexto se faz necessária uma análise da demanda hídrica para diagnosticar quais são as áreas com maior consumo, qual é a fonte dos recursos hídricos qual é a finalidade do uso da água e se as atividades possuem outorga de utilização de recursos hídricos.

Na parte 2, os resultados…

Acompanhe
nossas
redes sociais