Lajeado ingressa em ranking de smart cities

SEGUNDA NO RS

Lajeado ingressa em ranking de smart cities

Município é o 75º do país, entre mais de 600 analisados em estudo. Do RS, fica atrás apenas da capital. PPP da iluminação pública é case de painel em evento em São Paulo

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Outubro de 2022 às 08:45

Lajeado ingressa em ranking de smart cities
Ranking foi apresentado durante evento sobre cidades inteligentes em São Paulo. Exemplo de Lajeado em PPP foi apresentado aos participantes. Crédito: Divulgação
Lajeado

A oitava edição do Ranking Connected Smart Cities coloca Lajeado em evidência nacional. O município aparece entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. O estudo, desenvolvido pelas empresas Necta e Urban Systems, analisou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes.

No ranking nacional geral, Lajeado aparece na 75ª colocação. No recorte que considera apenas as cidades do Sul do país, é a 18ª colocada. Por fim, entre os municípios gaúchos que constam no ranking, só fica atrás de Porto Alegre e à frente de Canoas, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

O desempenho é relevante sobretudo porque no estudo anterior, em 2021, Lajeado não figurava entre as 100 melhores cidades. O levantamento considera o “conceito de conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados, como mobilidade urbana, tecnologia e inovação.

O ranking apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município. No país, Curitiba teve a melhor nota, seguida por Florianópolis e São Paulo.

Empreendedorismo

O eixo onde Lajeado apresenta melhor desempenho é o do empreendedorismo. Figura na 14ª colocação no ranking geral. Neste recorte, são analisados o crescimento de empresas de economia criativa, de tecnologia e de MEIs, e também o número de incubadoras e parques tecnológicos.

Para a diretora de Inovação e Projetos Especiais do município, Mariela Portz, o desempenho no estudo é positivo. “Nós ficamos muito bem ranqueados. É um reconhecimento importante ao trabalho que o município faz nos últimos anos”, destaca.

Exemplo local

Mariela representou o Executivo municipal no Connected Smart Cities, organizado pelas mesmas empresas que elaboraram o estudo nacional. Considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, ocorre desde 2015. A edição deste ano foi em São Paulo.

Segundo Mariela, Lajeado foi case em um painel sobre parcerias público-privadas dentro do conceito de smart cities. O exemplo apresentado foi o modelo de PPP que o município pretende implantar na iluminação pública.

“Gostam muito do nosso exemplo. Chamaram a PPP de um modelo a ser seguido no Brasil, de terceira geração. É um case que virou nacional. E não é só a iluminação pública, pois são quatro eixos dentro do projeto. Por isso é tão inovador”, salienta.

Além do painel, Mariela destaca a participação em rodadas de apresentações de startups, com soluções inteligentes para as cidades, além do contato e a conexão com empresários e gestores de outros municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais