Governo apresenta mudanças na coleta e triagem de resíduos

ARROIO DO MEIO

Governo apresenta mudanças na coleta e triagem de resíduos

Objetivo é dar a destinação correta dos materiais recicláveis e seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Por

Governo apresenta mudanças na coleta e triagem de resíduos
Trabalho de conscientização conta com apoio das escolas para orientação dos alunos e familiares. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Implantar a coleta seletiva de resíduos recicláveis na área urbana. Esse é o objetivo do Departamento Municipal de Meio Ambiente que iniciou nesta semana ações de conscientização nas escolas. O município pretende implantar o novo formato de recolhimento até dezembro no centro e demais bairros.

Conforme o coordenador do departamento, Paulo Regis Rheinheimer Junior, o objetivo é fazer com que o assunto seja levado às escolas, e assim promover a conscientização dos alunos sobre as ações sustentáveis. Agentes comunitários de saúde também irão participar do processo orientando as famílias sobre o funcionamento, classificação de materiais e o cronograma de recolhimento.

Em uma reunião com as equipes diretivas, o representante da DRT Group, Jiovani Dartora, explicou o processo de implantação da coleta seletiva, que tem por objetivo estimular a reciclagem e a conservação dos recursos naturais, como forma de promover a conscientização da comunidade para separação dos resíduos.

A empresa pioneira no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Vale do Taquari e Rio Parto, opera em Arroio do Meio a primeira Unidade de Valorização Sustentável (UVS) , junto à estação de triagem e transbordo localizada no distrito de Palmas. A empresa vai disponibilizar veículos para o processamento, transporte e destinação correta dos materiais.

Hoje o município destina uma média de 426 toneladas de lixo por mês. O recolhimento ocorre de segunda a sábado no centro, três vezes por semana nos bairros, uma vez por semana no interior. A coleta seletiva, em conjunto com a triagem, tem a intenção de buscar a redução do resíduo que vai para o aterro, a reutilização e seguir as metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida em 2010.

Novas lixeiras

Outra adequação necessária para implantar o sistema é a troca de lixeiras. As novas estruturas possuem compartimentos para a separação de materiais recicláveis e orgânicos foram apresentadas em março durante a campanha Arroio do Meio Tudo Limpo e já instalada em alguns pontos da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais