“Esse trabalho é fundamental  para a democracia brasileira”

ABRE ASPAS

“Esse trabalho é fundamental para a democracia brasileira”

Natural de Encantado, Maria Eduarda Zenere Moresco, de 19 anos, participou pela primeira vez do processo eleitoral neste domingo, 2. Além da novidade de ser mesária, ela também votou pela primeira vez. Mesmo com a demora nas filas e uma eleição marcada pela polarização no cenário nacional, Duda, como é conhecida, avalia a experiência de forma positiva.

Por

“Esse trabalho é fundamental  para a democracia brasileira”
Crédito: Arquivo Pessoal
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Você participou como mesária nas eleições deste domingo. Qual foi o seu cargo e o que você fez?

Todo ano, quando tem eleições, é publicado um edital com a lista de convocação dos mesários. Ali, constava meu nome e minha função como secretária. Então, o cartório me ligou para buscar a carta convocatória. Nisso, informaram que era necessário instalar o aplicativo Mesário para realizar um treinamento virtual. Exerci a minha função na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo.

Na seção em que eu estava, o presidente e dois mesários já haviam participado em outros anos, então me ajudaram quando tinha dúvida sobre algo. Basicamente minha função foi controlar a movimentação da fila da seção, certificar que os eleitores estavam com a documentação correta em mãos e auxiliar quem precisava justificar seu voto.

Além de atuar como secretária, você também nunca tinha votado. Como foi essa experiência?

Foi algo novo para mim, por isso fiquei bem ansiosa para a chegada do dia, mas foi bem tranquilo.

Essa foi uma das eleições mais polarizadas da história, você notou isso durante a votação?

Percebi que muitos eleitores usavam roupas indicando o seu partido político, a grande maioria vestia a camiseta do Brasil ou roupas verdes e amarelas, como uma manifestação silenciosa. Acho que, em geral, ficou evidente o aumento da polarização política na sociedade, em especial nas redes sociais, onde vimos muita discórdia.

Justamente por causa dessa polarização e também das filas que se formaram, você ficou apreensiva em algum momento?

Não fiquei, na verdade, me senti confortável por conta da ajuda dos outros mesários e, no geral, houve bastante respeito entre as pessoas.

Você gostaria de participar de novo?

Eu entendo que esse trabalho, com certeza, é fundamental para a democracia brasileira. E eu gostei muito da minha experiência como secretária, mas não participaria novamente. Meu foco atual está nos estudos e minha faculdade fica bem longe de Lajeado, onde eu ainda voto, então fica mais complicado participar.

Acompanhe
nossas
redes sociais