“Um sonho de infância virou minha profissão”

ABRE ASPAS

“Um sonho de infância virou minha profissão”

O motorista Adriano Stacke, 44, sonhava em ser caminhoneiro. Com 21 anos, concluiu a habilitação na categoria AE. De lá para cá, trabalhou na Transportadora Giovanella, de Lajeado, e nos guinchos de remoção da Univias, no pedágio da BR-386 em Picada May. Desde 2017, é responsável pelo transporte escolar das crianças em Marques de Souza.

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Outubro de 2022 às 18:07

“Um sonho de infância virou minha profissão”
Crédito: Gabriel Santos
Marques de Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Desde quando tem esse amor por caminhões e ônibus?

Era um sonho de criança. Eu adorava dirigir e foi o que fiz. Segui meu sonho. Trabalhei desde cedo em outros serviços na joalheria e na marcenaria. Mas com 21 anos de idade concluí a minha habilitação na categoria AE. Naquele momento vi que isso seria a minha profissão. Isso segue até hoje.

Em quais empresas você trabalhou?

Fui motorista na Transportadora Giovanella de Lajeado, mas fiz carreira no dirigindo o guincho da UNIVIAS empresa que administrava o pedágio da BR-386 em Picada May. Ali fiz muitos amigos da estrada. Em 12 de dezembro de 2016 passei em concurso. E desde 2017 sou motorista do transporte escolar na Secretaria de Educação de Marques de Souza.

Nesse período, quais os fatos mais marcantes?

No guincho acompanhei muita coisa triste na BR-386. Um dos primeiros chamados foi um acidente com vítimas fatais em São José do Herval onde um motorista colidiu de frente com um ônibus da Ouro e Prata. Fiquei uns três dias sem comer.

Quais os desafios de transportar crianças?

As obras na BR-386 tem dificultado muito o trabalho em função dos acessos, detonações, troca de pista, desvios de um lado para o outro. Temos que diariamente repensar nossas rotas pensando na segurança das crianças. Por dia são três viagens e mais de 85 crianças de 5 a 12 anos de idade.

Quais os cuidados?

Quando falamos de crianças, os cuidados são redobrados. Eu procuro manter os pais tranquilos, atualizando minha localização em tempo real pelos grupos e andar com muita cautela pela rodovia, reduzir a velocidade no trecho em obras.

Para quem deseja ganhar a vida na estrada, qual é a recomendação?

O mercado dos transportes exige profissionais qualificados. O importante é gostar do que se faz e dedicar-se ao máximo.

Acompanhe
nossas
redes sociais