Recenseadores oferecem pesquisa remota para destravar coleta do Censo

Alternativa

Recenseadores oferecem pesquisa remota para destravar coleta do Censo

Agendamento por telefone e formulário virtual são medidas para acelerar trabalho dos agentes do IBGE

Por

Recenseadores oferecem pesquisa remota para destravar coleta do Censo
Localizar moradores em casa é uma das dificuldades dos recenseadores. Crédito: Felipe Neitzke/Arquivo
Vale do Taquari

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enfrenta dificuldades em concluir a pesquisa demográfica. Na região, 19 cidades ainda não atingiram 50% dos domicílios registrados no Censo 2022. Além de estender o prazo da coleta de dados até dezembro, outras estratégias são implementadas para assegurar o levantamento, entre elas, a possibilidade de responder o questionário pela internet.

Mesmo com o formato remoto do Censo, os recenseadores precisam fazer contato inicial com o morador e disponibilizar um link de acesso. Muitas vezes, encontrar o entrevistado em casa é um dos desafios de quem atua na coleta dos dados. “Para quem trabalha na área urbana é muito difícil achar as pessoas em casa no horário comercial. Por isso, deixo um bilhete para que façam contato e agendem um horário”, conta a recenseadora Camila Fucilini.

Camila faz a coleta de dados na área de Forquetinha onde após novos processos seletivos foi possível contratar um segundo recenseador. “Com apenas um profissional o desempenho no município era muito lento, esperamos agora conseguir avançar com a pesquisa”.

Embora a modalidade remota seja uma estratégia para destravar o Censo, conforme o coordenador regional do IBGE em Lajeado, Paulo Hamester, a adesão a este formato representa um percentual muito baixo. “É um modelo que ainda precisa do primeiro contato presencial. Nossa maior dificuldade é aqueles que não conseguimos localizar, mesmo em diferentes horários.”

O instituto também tem feito várias mudanças para que seja possível contratar mais pessoas e garantir a conclusão do trabalho. A expectativa para os próximos dias é um novo processo seletivo a fim de preencher a lacuna de 35 recenseadores na microrregião de Lajeado.


Evolução do Censo por cidade

Bom Retiro do Sul, Dois Lajeados, Fazenda Vilanova, Tabaí, Paverama e Pouso Novo não tiveram os dados divulgados

Acompanhe
nossas
redes sociais