O exemplo do  Vale do Rio Pardo

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

O exemplo do Vale do Rio Pardo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Vale do Rio Pardo elegeu cinco deputados, dois federais – Marcelo Moraes (PL) e Heitor Schuh (PSB) – e três estaduais – Kelly Moraes (PL), Adolfo Brito (PP) e Edivilson Brum (MDB). As lideranças locais contabilizam seis, considerando a eleição de Marlon Santos (PL), como federal, natural de Cachoeira do Sul.

E tem o primeiro suplente de deputado estadual do PDT, Airton Artus, ex-prefeito de Venâncio Aires. Enquanto a região vizinha vibra com seus deputados, o Vale do Taquari amargará mais quatro anos sem representante no parlamento. Das 28 regiões do estado, somos uma das quatro sem deputado eleito.


Os clãs

Na política, o clã implica na existência de famílias que possuem poder político perante sua comunidade. No Vale do Rio Pardo tem isso. Em Santa Cruz do Sul, a eleição confirmou a manutenção de clãs, como os Moraes, em Santa Cruz, e os Brum, em Rio Pardo.

Ex-prefeito e deputado Sérgio Moraes tem dois filhos (um vereador e um deputado) e a ex-esposa (deputada), na política. E o ex-prefeito de Rio Pardo Edivilson, eleito agora deputado, com a saída do irmão Edson, que foi para o Tribunal de Contas do Estado.


Região alta deu o recado

Municípios da região alta do Vale do Taquari deram o recado nas urnas. O descontentamento quanto ao projeto do pedágio levou os eleitores destas cidades a votarem contra o candidato Eduardo Leite. Toda parte alta votou maciçamente em Onyx. Leite venceu em cinco cidades, todas da parte baixa.


Bom desempenho fora

O candidato campeão de votos na região, Maneco Hassen (PT), surpreendeu-se com a votação em outras partes do Estado. Em Montenegro foram mais de mil votos; na cidade de Júlio de Castilhos, fez mais de 600; em São Gabriel, passou de 450. Lugares onde o apoio e o trabalho foram de pessoas de fora da política.


Aumentou a votação

Deputado federal Alceu Moreira (MDB) aumentou sua votação no Vale do Taquari. Em 2014, fez 10.321; 2018, foram 9.530; e agora foi para 11.216 votos. “Ele foi um deputado presente, circulou durante o mandato em todos os municípios”, disse Sidnei Eckert, coordenador da campanha de Moreira na região. Somente em Arroio do Meio, onde Eckert foi prefeito, o parlamentar fez 1.843 votos.

Campanha de Alceu Moreira (e) contou com apoio do ex-prefeito Sidnei Eckert. Crédito: Divulgação


Sugestão interessante

Vereador em Travesseiro, Adriano Steffler (PTB). Crédito: Divulgação

O suplente de vereador em Travesseiro Adriano Steffler (PTB), que assumiu no lugar da vereadora Marileia Fussinger Theves (PTB), trouxe à câmara uma ideia interessante: denominar as estradas do interior do município, o que possibilitaria aos moradores dessas localidades requisitarem o número de identificação de sua propriedade.

Isso facilitaria, por exemplo, a entrega de encomendas e compras feitas pela internet, o que hoje é quase inviável. Quem é de fora dificilmente vai achar, por exemplo, a estrada de Três Saltos, próximo a fulano de tal, exemplificou em sua justificativa.

O próximo passo, agora, será procurar as comunidades, apresentar a proposta, oportunizar aos moradores locais definir a denominação da via em que residem para então protocolar o projeto de lei que denomina aquela estrada.

Acompanhe
nossas
redes sociais